Ocorrência do fenômeno de tolerância alcoólica e suas relações com a freqüência diária das doses de etanol e com a presença de um intervalo de abstinência, em um modelo experimental de alcoolismo em ratos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
1987-03-01
Autores
Cardeal, J. O. [UNIFESP]
Cavalheiro, Esper Abrão [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
In this paper we present the effects of the number of daily toxic doses of alcohol and of the duration of withdrawal period on alcohol tolerance in rats submitted to cycles of 21 doses each. It was observed that alcohol tolerance was increased in animals which received less number of alcohol doses by day and that some degree of tolerance can be detected even after a withdrawal interval of 15 days.
Os autores apresentam os resultados de estudo sobre as influências do número diário de doses intoxicantes da droga e da presença de intervalo de abstinência, sobre a tolerância alcoólica em ratos submetidos a ciclos de 21 doses. Observou-se que o aumento da tolerância foi mais acentuado nos animais que receberam menor número diário de doses, e que certo grau de tolerância pode ser detectado após um intervalo de abstinência de 15 dias.
Descrição
Citação
Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 45, n. 1, p. 1-6, 1987.
Palavras-chave
Coleções