Desempenho de pre-escolares em provas de reconhecimento e nomeacao segundo a classificacao social e o sexo

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Data
1999
Autores
Paura, Andrea Carla [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Com o objetivo de verificar a existencia de diferenca no desempenho de pre-escolares em quatro diferentes Classes Sociais nas Provas de Reconhecimento e Nomeacao (PRN) de Cores, Formas, Tamanho, Quantidade, Tempo, Espaco e Esquema Corporal, estudei uma amostra constituida por 83 pre-escolares (41 meninos e 42 meninas) na faixa etaria de cinco anos completos, da Rede Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Marilia- SP. Considerou-se como criterio de inclusao na amostra passar no procedimento de Triagem Auditiva A analise estatistica dos resultados revelou que: 1. Houve diferenca estatisticamente significante no desempenho de pre-escolares: quando comparadas as frequencias de ocorrencia de erros dos meninos na Prova de Reconhecimento de Formas, entre as Classes Sociais II e IV, II e V- e das meninas, entre as Classes II e III, II e V e IV e V; na comparacao da frequencia de ocorrencia de erros entre as Provas de Reconhecimento e Nomeacao de Formas para as meninas de Classe II, III e IV; 2. Nao houve diferenca estatisticamente significante no desempenho de pre-escolares: na frequencia de ocorrencia de erros entre as Classes Sociais nas PRN de Cores, Tamanho, Quantidade, Tempo, Espaco e Esquema Corporal em ambos os sexos- na comparacao da frequencia I de ocorrencia de erros entre as Provas de Reconhecimento e Nomeacao para cada Classe Social e quando comparada frequencia de ocorrencia de erros entre os sexos. 3. Os resultados mostraram uma tendencia para ocorrencia de erros: nas Classes Sociais mais baixas; em Provas de Nomeacao; no sexo feminino
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 1999. 80 p.
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