Navegando por Palavras-chave "teoria das necessidades"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Representações, motivações e meio ambiente: um estudo de caso com estudantes de ciências biológicas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-01) Medeiros, Juliana de Oliveira [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004797761865074; http://lattes.cnpq.br/1387204881333308A crise civilizatória e socioambiental pela qual a humanidade vem passando tem impactos diretos em nossas vidas e sustentabilidade do planeta, sendo fundamental que haja instituições e indivíduos cada vez mais conscientes de sua co-responsabilidade nessa problemática. Contudo, a tão necessária “conscientização ambiental” não é desenvolvida tão facilmente e são inúmeras as variáveis envolvidas no processo em direção ao desenvolvimento de comportamentos pró-ambientais (os quais evidenciam também os níveis de consciência socioambiental de um indivíduo ou de uma instituição). Dentro dessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi avaliar as necessidades/motivações presentes em atitudes em prol ou não do meio ambiente entre estudantes de um curso de Ciências Biológicas – Bacharelado da Universidade Federal de São Paulo – campus Diadema. O estudo partiu do seguinte pressuposto inicial: que apesar de ser um curso que trabalha com a natureza/meio ambiente, as necessidades e motivações dos participantes teriam maior peso em relação aos comportamentos pró-ambientais quando suas necessidades básicas não fossem atendidas. Esta pesquisa teve caráter empírico, de base qualitativa e quantitativa, sendo que o referencial teórico principal adotado foi a Teoria das Necessidades segundo Maslow, bem como a teoria das representações sociais a partir das categorizações de Reigota. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário estruturado denominado de “Motivograma Ambiental”, adaptado de um motivograma derivado da teoria da pesquisa de necessidades pessoais de Abraham Maslow, de forma a incluir questões que buscavam avaliar, além das motivações a representação social de meio ambiente, as atitudes, ações e comportamentos de consumo adotados no dia a dia. O estudo contou com a participação de um total de 60 estudantes e os resultados obtidos revelaram que as decisões relacionadas ao meio ambiente são influenciadas pelas necessidades e motivações individuais. Essa constatação ressalta a importância de adotar abordagens mais integradoras ao promover não somente comportamentos, mas também atitudes que resgatem o valor intrínseco do meio ambiente. Reforçando assim, a importância de desenvolver estratégias que levem em conta as necessidades/motivações dos indivíduos, ao mesmo tempo em que aumentam a conscientização ambiental e a responsabilidade socioambiental.