Navegando por Palavras-chave "surdez"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A arte surda na educação bilíngue de crianças surdas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-23) Teixeira, Bruna Rodrigues; Garrutti, Érica Aparecida; http://lattes.cnpq.br/6006817586830268O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), objetivou discutir a temática de se trabalhar na educação bilíngue de crianças surdas com produções de arte surda, tendo em vista todo seu potencial de representatividade da história e trajetória de luta por reconhecimento da língua de sinais e especificidades da comunidade surda para além do olhar clínico patológico. Neste contexto a educação na perspectiva bilíngue se apresenta marcada não somente por sua especificidade linguística, para além disso, tem o intuito contemplar a cultura e a história dos surdos, as trocas das crianças surdas com seus pares e consequentemente a construção de sua identidade surda. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa qualitativa em que analisamos três obras de artes plásticas surdas para refletir o tema e definir suas particularidades em diálogo com a cultura surda.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Bebês e crianças surdas nos espaços educativos(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-01) Andrade, Camila [UNIFESP]; Garrutti-Lourenço, Erica; http://lattes.cnpq.br/6006817586830268; http://lattes.cnpq.br/9237374494750686Nas últimas décadas, o movimento da inclusão esteve ativo na defesa de que as crianças com deficiência tenham pleno acesso ao currículo escolar, preferencialmente matriculados no ensino regular. O número de matrículas de crianças surdas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos nos Centros de Educação Infantil no município de São Paulo (CEIs), de acordo com os dados do Censo Escolar de 2017 (ano base 2016). Esta pesquisa realizada no mestrado objetivou, primeiramente, mapear quantas são e onde estão matriculados os bebês e crianças surdas na modalidade Educação Infantil, do município de São Paulo. São objetivos posteriores conhecer a visão dos professores e fonoaudiólogos sobre a inserção da Libras na vida das crianças surdas, assim como conhecer quais orientações os pais recebem desses profissionais e suas expectativas em relação aos trabalhos educativos e terapias orais realizadas por seus filhos. Como procedimento de coleta de dados foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da área da saúde, os fonoaudiólogos – uma vez que as crianças mapeadas pela saúde estão, em sua maioria, matriculadas em unidades educativas. Após a realização da coleta de dados com os fonoaudiólogos, foram realizadas entrevistas com familiares e professores. A análise dos dados revelou que as crianças mapeadas nesta pesquisa se encontram matriculadas em unidades educativas, sejam elas do município ou da rede particular. Quanto aos atendimentos fornecidos nas unidades educativas e em salas bilíngues para crianças surdas, os professores possuem fluência em Libras, como também demonstram ter a visão socioantropológica do sujeito surdo. Em uma sala comum as crianças surdas vivenciam experiências limitadas, uma vez que a língua que ali circula não é a que ele acessa, impedindo assim que a criança crie suas próprias significações. Já os fonoaudiólogos apresentam divergências em seus atendimentos, pois cada equipamento desenvolve um direcionamento de assistência diferenciado, visto que realizam a reabilitação oral e demonstram posições distintas em relação à compreensão do papel da Libras – ora como opção no caso de os pacientes não terem bom desenvolvimento da oralidade, ora como apoio à oralidade. Temos um equipamento que reconhece a Libras como língua de interlocução do sujeito surdo, enquanto outro não admite o uso da língua visuoespacial nos atendimentos terapêuticos. Os familiares demonstram estar satisfeitos com os atendimentos ofertados tanto pela área da saúde quanto pela área da educação, embora não recebam encaminhamentos efetivos por nenhuma das duas áreas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Evolução clínica de pacientes com doença de Ménière(ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, 2007-06-01) Chaves, Adriana Gonzaga [UNIFESP]; Boari, Letícia [UNIFESP]; Munhoz, Mário Sérgio Lei [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Santa Casa de Misericórdia de São PauloMénière`s disease is a frequent vestibular disease that occurs predominantly in the fourth decade of life. Diagnosis is mostly medical and is based on findings of vertigo, sensorineural hearing loss, tinnitus and aural fullness. AIM: To study the clinical findings of Ménière`s disease: age, duration of vertigo, tinnitus, hearing loss and aural fullness, and unilateral or bilateral involvement. METHOD: a retrospective study included 39 patients with a diagnosis of Ménière`s disease confirmed by electrocochleography, who were seen at a neuro-otology referral centre. Patients underwent a clinical examination, audiometry and bilateral transtympanic electrocochleography. Patients were separated into 2 groups: bilateral Ménière`s disease and unilateral Ménière`s disease. RESULTS: The mean age was 42.9 years; 72.5% were female. Fluctuation of hearing loss occurred in 54.5% of cases, and 65.7% had frequent attacks of vertigo. Bilateral disease was observed in 33.3%. The onset of the disease was earlier in the bilateral group (33.7 years) compared to the unilateral group (p= 0.0013). Duration of disease, tinnitus, hearing loss and aural fullness were similar between groups. CONCLUSION: Patients with bilateral Ménière`s disease had symptoms earlier than patients with unilateral disease. There was no difference between the groups in duration of disease and associated symptoms.