Navegando por Palavras-chave "romã"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)"A fruta cultivada em honra de Hera”: a tradição argiva na associação da romã ao culto da deusa em Poseidônia (séc. V-IV a.C.)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-27) Correia, Erik de Lima [UNIFESP]; Francisco, Gilberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/2958430778914322; http://lattes.cnpq.br/5995266025500961Esta pesquisa busca tratar da associação das romãs ao culto da deusa Hera, levando em conta sua ampla associação em diferentes espaços e cronologias e, a partir deste debate amplo, investigar a tradição argiva e enquadrá-la junto à associação da fruta ao culto da deusa em Poseidônia no período clássico (séc. V-IV a.C.), por meio de um estudo de caso que percorrerá as especificidades desta associação frente à religiosidade no período e no espaço proposto. Objetiva-se, desta forma, compreender como a tradição dessa associação, transmitida em um intenso processo de colonização grega, principalmente dos gregos aqueus originários da região da Argólida, irá influenciar nessa associação, bem como compreender sua recepção no local e as influências culturais que a cerca, tema bastante discutido pela bibliografia. Essa associação e sua permanência serão analisadas também no período lucaniano, tendo em mente que, a partir do fim da segunda metade do século V a.C., a região de Poseidônia estará sob domínio desse povo de origem itálica. Por meio da análise das estatuetas de terracota, assim como alguns modelos de romã, apoiada por uma bibliografia especializada no tema e de outras fontes textuais, como testemunhos escritos, compreendeu-se que a associação da romã com Hera na primeira metade do século V a.C. é particularmente forte devido à influência marcante da presença grega na região durante esse período. Com o tempo, o cânone geral mudou, mas a associação com a romã persistiu, sendo parte de uma tradição de culto. Essa associação começou a ser alterada com a influência dos lucanianos, entretanto a mudança não foi completa. Em relação à tradição argiva, houve uma certa continuidade, mas essa tradição também se modificou com o tempo, incorporando características locais e da vizinhança e adquirindo novas nuances e especificidades.