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- ItemAcesso aberto (Open Access)A Galeria dos “Irmãos Protetores”: a primeira coleção de retratos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e a tradição colonial(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12) Almeida, Débora Elise [UNIFESP]; Squeff, Letícia Coelho; http://lattes.cnpq.br/8025201749244426; http://lattes.cnpq.br/1942225429486325Esta pesquisa aborda a coleção de pinturas de retratos existentes no anexo da Pinacoteca e das demais salas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atualmente, a instituição conta com um conjunto de mais de 200 retratos. Pretende-se analisar o acervo inicial desta galeria. Oito artistas compõem a formação inicial do espaço da galeria no Salão Nobre, são eles: Nicolau Huáscar de Vergara, James Stewart, José Ferraz de Almeida Júnior, Pedro Alexandrino Borges, Ernesto Papf, Oscar Pereira da Silva, Romaneli e Pietro Strina, totalizando 26 retratos de personagens da elite paulista. O objetivo de minha pesquisa é analisar este conjunto de quadros a partir de questões que se relacionam com a história dos acervos públicos no Brasil e também com a História da Arte. Como foi sendo estruturada esta galeria? Que artistas participaram dela e fizeram suas criações, tendo em vista quais modelos? Quem eram os retratados? Como eram solicitadas as encomendas? Este conjunto de quadros é um dos primeiros acervos artísticos da cidade de São Paulo. Deste ponto de vista, o acervo da Santa Casa articula-se com outras coleções de retratos, como a da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a do Museu Paulista e a da Pinacoteca do Estado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O retrato de Augusto: poder, corpo e mito(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-08-22) Fernandes, Mayara Amaral [UNIFESP]; Grillo, Jose Geraldo Costa [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This work approachs the portrait of Augustan age, the most importante between the roman imperators, besides having the longest government. He gathers himself the functions of Emperor, Prince and Pontiff. Augustus could begin something new, adopting a consciously thought pictorial language to ensure your government and as a way to change the preconceived ideas of the population. The whole art production was testimony of the power and authority of the emperor. That being said, the central question of this work is: how did Augustus use your portraits in his political program? Thus, the approach is on the use of the art to express three themes: the representation of power, the status of the ruler by body reproductions and the legitimation of his domain through the myths. Giventhe many approaches currently practiced in the History of Roman Art, I have chosen one called "Art and Context", which puts its focus on production, function and reception of artistic works. Through the corpus, estabilished from the bibliography, analyses were made based on rulers portrait types, on circulation and transfer of ideals, models, artists and techniques between Greece and Rome, beyond the three main themes: power, body and myth. From that and bibliography it was made the argumentation about the conscious use of Augustan portraits types as way to achieve specific purposes and audiences.