Navegando por Palavras-chave "reciclagem"
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- ItemSomente MetadadadosDesenvolvimento de uma rota alternativa via processamento no estágio sólido para a reciclagem da liga de alumínio contendo lítio, aa2050(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-01-04) Guido, Vanessa [UNIFESP]; Cardoso, Kátia Regina Cardoso [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aimed the development of an alternative route for the recycling of aluminum alloy AA2050 machining chips. The route is based on powder metallurgy technique: high energy ball milling and compaction by direct hot extrusion. The route takes place
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reciclagem de compósitos estruturais de resina epóxi e fibra de carbono visando aplicações no setor automotivo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-31) Batista, Larissa Anne Pereira dos Santos; Passador, Fabio Roberto; Rezende, Mirabel Cerqueira; http://lattes.cnpq.br/3744737176516322; http://lattes.cnpq.br/0152213852695153; http://lattes.cnpq.br/3603532546262939O setor automotivo possui uma demanda crescente para o desenvolvimento de componentes mais leves e com alto desempenho, como os materiais compósitos, contudo, a grande demanda deste setor apresenta aumento expressivo de resíduos oriundos da manufatura e de fim de uso destes componentes. Nesse cenário, os compósitos termorrígidos de resina epóxi (RE) e fibra de carbono (FC) possuem grande potencial na redução máxima do peso de veículos automotivos. Nesse contexto, este estudo avaliou três rotas de reciclagem de compósitos de FC/RE de passível uso no setor automotivo, quais sejam, reciclagem mecânica (moagem utilizando moinho de facas), reciclagem térmica (pirólise por micro-ondas e em forno tubular convencional) e reciclagem química (quebra da cadeia polimérica da matriz utilizando reagentes químicos). A reciclagem mecânica possibilita a obtenção de novos compósitos reprocessados com diferentes matrizes poliméricas. Fragmentos de compósito de FC/RE foram utilizados no desenvolvimento de compósitos de matrizes termorrígida (RE) e termoplástica (polipropileno - PP), utilizando diferentes teores dos fragmentos (20, 30 e 40% em massa). Os compósitos obtidos de matrizes de RE e PP foram caracterizados por ensaios térmicos (calorimetria exploratória diferencial – DSC e análise termogravimétrica – TGA), mecânicos (resistências à tração, resistência ao impacto Izod e dureza Shore D), acompanhado de análises por espectroscopia de impedância elétrica, blindagem eletromagnética e avaliação da superfície de fratura por microscopia eletrônica de varredura (MEV). As análises por MEV mostraram a boa adesão do reforço às matrizes de RE e PP e os ensaios mecânicos evidenciaram o aumento das propriedades com o aumento do teor de reforço no compósito. Os ensaios elétricos apresentaram valores de resistividade elétrica elevados, com os compósitos termoplásticos evidenciando comportamento elétrico isotrópico e os termorrígidos anisotrópico. A FC obtida por reciclagem térmica foi caracterizada por MEV, microscopia óptica (MO), medida do ângulo de contato e resistência à tração uniaxial de monofilamento e as fibras obtidas por reciclagem química foram avaliadas por MEV e MO. A reciclagem mecânica se mostrou uma rota mais rápida e com mais possibilidades de composições, enquanto as reciclagens térmica e química permitiram a recuperação da FC para novos usos e processamentos.