Navegando por Palavras-chave "poder"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência da Misericórdia de São Paulo entre 1808-1842(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-25) Santana, Mirna; Nemi, Ana Lúcia; http://lattes.cnpq.br/3238114239917472; http://lattes.cnpq.br/2449001607615542Essa pesquisa estuda as relações entre a elite local e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo no período de 1808 a 1842, partindo da atuação dos indivíduos que compuseram os quadros hierárquicos na Mesa e Junta. O recorte temporal da pesquisa abrange um momento de transição do período colonial para o Império instituído após a separação de Portugal em 1822, dessa forma, verificamos de quais maneiras os acontecimentos e ações das primeiras décadas do oitocentos influenciaram nas práticas assistenciais e na estruturação da Irmandade paulistana. A intensa participação da elite dirigente de São Paulo nos projetos em disputa que desembocaram na Independência do Brasil e na construção da nação independente, esteve presente na Santa Casa da capital no recorte temporal da pesquisa e, por isso, consideramos essa “geração da Independência” responsável pelas mudanças e permanências na experiência da Misericórdia paulistana durante a transição da colônia para o Império.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Política e Medialidade nas Redes Digitais(Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - Unicamp, 2009-08-10) Parra, Henrique Zoqui Martins [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8314245614310718Vivemos num contexto em que os dispositivos eletrônicos de comunicação em rede são cada vez mais presentes em nossas vidas, tanto nas tarefas profissionais, como nas atividades do não-trabalho. De fato, talvez o computador seja o objeto que melhor agencie a superação da distinção entre tempo de trabalho e tempo de não-trabalho, muitas vezes realizando misturas e interpenetrações entre eles, tornando cada vez mais difícil a delimitação. Um dos slogans mais comuns nos anúncios dos novos computadores pode ser traduzido na seguinte frase: “ o trabalho e o lazer no mesmo lugar! ”. A superação dessa fronteira talvez seja uma das grandes transformações provocadas pela combinação dos dispositivos eletrônicos-digitais à comunicação do tempo-real. Do ponto de vista econômico, trata-se da possibilidade de codificação de todas as ações mediadas pelo computador em uma informação passível de ser mensurada (ou assimilada como valor afetivo) e transformada em valor monetário. Tal transformação dá-se num contexto de profunda mutação do capitalismo, em que as atividades de caráter imaterial (cognitivas, comunicacionais, relacionais) adquirem maior importância nos processos de geração de valor (Gorz, 2005).
- ItemAcesso aberto (Open Access)O retrato de Augusto: poder, corpo e mito(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-08-22) Fernandes, Mayara Amaral [UNIFESP]; Grillo, Jose Geraldo Costa [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This work approachs the portrait of Augustan age, the most importante between the roman imperators, besides having the longest government. He gathers himself the functions of Emperor, Prince and Pontiff. Augustus could begin something new, adopting a consciously thought pictorial language to ensure your government and as a way to change the preconceived ideas of the population. The whole art production was testimony of the power and authority of the emperor. That being said, the central question of this work is: how did Augustus use your portraits in his political program? Thus, the approach is on the use of the art to express three themes: the representation of power, the status of the ruler by body reproductions and the legitimation of his domain through the myths. Giventhe many approaches currently practiced in the History of Roman Art, I have chosen one called "Art and Context", which puts its focus on production, function and reception of artistic works. Through the corpus, estabilished from the bibliography, analyses were made based on rulers portrait types, on circulation and transfer of ideals, models, artists and techniques between Greece and Rome, beyond the three main themes: power, body and myth. From that and bibliography it was made the argumentation about the conscious use of Augustan portraits types as way to achieve specific purposes and audiences.