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- ItemRestritoQuadrinhos e bncc: competências e habilidades leitoras no livro didático tecendo linguagens do pnld 2020(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-25) Deroza, Beatriz Custodio [UNIFESP]; Ramos, Paulo Eduardo; http://lattes.cnpq.br/6622602721067546; http://lattes.cnpq.br/5749384850493807O presente trabalho, investiga como as competências e as habilidades prescritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram desenvolvidas nas atividades que propõem leitura das histórias em quadrinhos e seus gêneros (tiras, charges e cartuns) na coleção de livros didáticos de Português Tecendo linguagens dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º e 9º anos), aprovada pelo PNLD 2020. Procuramos verificar como as competências e as habilidades leitoras foram trabalhadas efetivamente nas atividades com HQs. Para contemplar tal proposta, iremos: 1) quantificar e classificar os exercícios com HQs de acordo com os quatro eixos de Língua Portuguesa propostos pela Base (leitura, oralidade, produção de textos e análise linguística/semiótica); 2) averiguar como as competências e as habilidades leitoras foram trabalhadas nos exercícios; 3) analisar se o potencial pedagógico e as características próprias dos gêneros dos quadrinhos foram exploradas nas atividades de leitura através de comparações entre os exercícios do 6º e do 9º ano. Após as análises, foi possível concluir que, ao partilhar suas opiniões, sentimentos e visões de mundo nas atividades de interação oral ou, pelo simples ato de ler os balões de fala, as imagens, compreender a temática, identificar o desfecho cômico e associar o quadrinho com seu contexto social para obter suas próprias conclusões e/ou opiniões, o estudante já domina as competências e as habilidades pressupostas pela Base e as caraterísticas próprias dos quadrinhos. Os resultados indicam que a verdadeira proposta do livro didático que segue os pressupostos da BNCC seja aprimorar habilidades que o estudante já possui, com o intuito de torná-lo um sujeito que mobilize diferentes conhecimentos para ler, interpretar e opinar criticamente sobre temáticas e gêneros variados. Destacamos também que, na observação das atividades com HQs e seus gêneros, encontramos catorze exercícios no volume do 6º ano, sendo sete tiras cômicas, três charges, duas HQs longas, um cartum e uma capa de revista em quadrinhos. Já no volume do 9º ano, das vinte atividades com quadrinhos, doze contém tiras cômicas, seis trabalham as charges, um a HQ longa, um aborda a página de uma HQ da coleção “Clássicos ilustrados Turma da Mônica” e não encontramos nenhum cartum neste volume. Apesar dos números expressivos de atividades com HQd e seus gêneros, fica evidente a subordinação destes com relação aos demais gêneros textuais trabalhados na coleção, apesar da premissa das autoras no Manual do professor que coloca todos os gêneros textuais do material no mesmo patamar, é inegável que os exercícios com quadrinhos integram seções secundárias e/ou apenas para a prática de um conteúdo já estudado. É possível considerar também que as competências e as habilidades listadas pela Base nada mais são do que uma forma de estabelecer metas e expectativas sobre o sujeito autônomo em desenvolvimento ao percorrer cada etapa da Educação Básica até finalizá-la no Ensino Médio.