Navegando por Palavras-chave "evasão escolar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relatos da EJA: Estudar... para quê mesmo?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Soares, Elienai B. Gonçalves [UNIFESP]; Graciano, Mariangêla [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8133929640899337Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o Relato de Experiência vivido durante o período de imersão no Programa Residência Pedagógica – Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA), destacadamente a elaboração e aplicação da Ação Pedagógica, nos dias 8 e 9 de 2018, no Colégio CEU Pimentas - EPG Jeanete Beauchamp. Tendo por objetivo geral a reflexão compartilhada entre educandos(as) e egressos(as) da EJA sobre: 1) Causas do abandono escolar na infância e adolescência, 2) consequências do abandono escolar e 3) das motivações para o retorno Escolar. O processo de escuta aos educandos foi organizado por meio de Rodas de Conversa (PESCE & ABREU,2013) e as análises das reflexões e proposições do grupo foram feitas à luz das contribuições de Galvão & Di Pierro (2007); Arroyo (2017) Pedralli & Rizzatti (2013) e Freire (2002). Outros teóricos também tiveram sua contribuição: Ferrari (2011); Pesce & Abreu (2013) eCasarino, Quevedo & Gervasoni (2014). Como principais resultados destaco o novo olhar que tenho hoje sobre a EJA. Compreendo melhor essa busca dos educandos pela valorização de sua identidade como educando da EJA que são. Por fim, destaco que todo o processo contribuiu não apenas para minha formação profissional, mas também para a compreensão de minha própria condição como educanda egressa da EJA.