Navegando por Palavras-chave "distúrbios da fala"
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- ItemEmbargoCompetências lexical e metafonológica em pré-escolares com Transtorno Fonológico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Costa, Ranilde Cristiane Cavalcante [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: to characterize a group of preschoolers with phonological disorders regarding gender, age range and lexical and metaphonological abilities as well as to investigate the existence of possible correlations among these variables. Method: the sample was composed by 56 preschoolers (32 boys and 24 girls) with ages between 4; 0 and 6; 11 years. A screening test was carried out with all participants. The 56 preschoolers were divided into two groups: Study Group (SG) and Control Group (CG). The SG was composed by 28 preschoolers with phonological disorder. The SG participants were assessed through the Phonology Session of the ABFW Child Language Test which indicated the presence of the disorder. The CG was composed by 28 preschoolers with typical speech and without any complaint regarding oral communication. Participants of the CG were paired to participants of SG according to gender and age. All participants were assessed on lexical and metaphonological abilities through the ABFW Child Language Test – Vocabulary and the CONFIAS test respectively. Results: Regarding lexical competence, preschoolers with Phonological Disorders presented performance similar to the CG with exception of Non Designation (p=0, 03*). The gender variable did not influence the responses of any of the groups. However, the performance was improved with age increase (p=0,000*). The preschoolers with Phonological Disorders showed lower performance on the overall analysis of metaphonological competence (p=.0, 04*). The performance of the SG was similar to the one of the CG on the tasks of phonological awareness: both presented higher accuracy for identification with rhyme (p=0,000* and p=0,018*, respectively) and for production with alliteration (p=0,002* and p=0,000* respectively). Good to moderate correlations between lexical and metaphonological abilities were observed and they were mainly positive. Conclusion: The group of preschoolers with Phonological Disorder presented lexical ability similar to the one of CG. The SG presented poorer metaphonological ability when compared to CG. Different correlations - mainly positive ones - between lexical and metaphonological abilities were identified.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-11-25) Souza, Thaís Nobre Uchôa [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: caracterizar um grupo de pré-escolares com Transtorno Fonológico segundo a gravidade do transtorno, o nível de consciência fonológica e o desempenho em provas de praxia articulatória, e investigar a existência de correlações entre essas variáveis. Método: Participaram 56 pré-escolares (meninos e meninas) na faixa etária entre 04 anos a 06 anos e 11 meses, com e sem queixa relacionada à fala. Foram separados em Grupo Pesquisa – GP (28 pré-escolares) e Grupo de Comparação – GC (28 pré-escolares pareados aos do GP) segundo a presença ou ausência de alterações de fala, respectivamente. Foram avaliados quanto à fala por meio do Teste de Linguagem Infantil - ABFW - Parte A: Fonologia, proposta por Wertzner (2004), que possibilitou a análise dos processos fonológicos e a posterior identificação da gravidade do transtorno fonológico por meio do cálculo da Porcentagem de Consoantes Corretas - PCC (Shriberg, Kwiatkowski,1982). As habilidades de Consciência Fonológica foram estudadas a partir do teste Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Seqüencial (CONFIAS), elaborado por Moojen et al. (2003). Avaliaram-se as praxias articulatórias por meio do Protocolo de Avaliação das Praxias Articulatórias e Buco-faciais (Campos, Hage, 2001). Os dados foram tabulados e analisados por meio do aplicativo Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 16.0. Aplicou-se o teste não-paramétrico de Mann-Withney U e o teste Wilcoxon para comparar variáveis intragrupo e intergrupo e o teste de correlação bivariada, por meio do coeficiente de Spearman, para correlacionar as variáveis. Foi adotado o intervalo de confiança de 95%. Resultados: Os pré-escolares com Transtorno Fonológico apresentaram desempenho inferior aos seus pares sem alterações de fala em tarefas de consciência fonológica e praxia articulatória. A gravidade do Transtorno Fonológico mostrou correlação estatística de fraca a moderada, com consciência fonológica e praxia articulatória. A praxia articulatória mostrou correlação estatística fraca com consciência fonológica em nível de fonema nos pré-escolares com Transtorno Fonológico. Em ambos os grupos foi constatada a existência de correlação positiva moderada entre consciência fonológica total, consciência fonológica nível de sílaba e consciência fonológica nível de fonema. Conclusão: O grupo de pré-escolares com Transtorno Fonológico caracterizou-se pela maior quantidade de meninos, da faixa etária de 5 anos e do grau de gravidade levemente-moderado. A gravidade do Transtorno Fonológico apresentou correlação com a consciência fonológica e com a praxia articulatória. A praxia articulatória apresentou correlação com a consciência fonológica em nível de fonema nos pré-escolares com Transtorno Fonológico.