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- ItemAcesso aberto (Open Access)ARTE, DANÇA E POLÍTICA(S)(Associação Brasileira de Psicologia Social, 2015-04-01) Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; Spink, Mary Jane Paris; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Pontifícia Universidade Católica de São PauloThis text aims at discussing the political conception that intertwines the speeches of contemporary dance based not only on the contextualization but also on political and ethical views proposed by Michel Foucault, Zygmunt Bauman and Jackets Rancière. Besides, Brazilian contemporary publications and reflections on this issue have also been used for this analysis. The importance of resistance found in artistic works has been highlighted since it determines a close relation between an artwork and a political idea. It has led to some tension which is fundamental to both ways to organize the world, i. e., dance and politics.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vivências Artísticas: Entre formas, corporeidades e gestualidades. Um percurso fotográfico-afetivo.(Universidade Federal de São Paulo, 2020-09-25) Queiroz, Thelma Shuna [UNIFESP]; Filho, Osvaldo Fontes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4167849706894566; Não possuiEm lugar de um texto conceitual, que alinhe argumentações e reflexões pautadas em livros de história da arte, proponho relatar minha vivência nas artes ao longo dos meus cinquenta anos, que completei ao final deste trabalho de conclusão de curso. Este é um modo de aproximar formas, corporeidades e gestualidades postas em ação em efetivas realizações artísticas. Modo, igualmente, de valorizar a documentação visual que, aqui, é posta à prova de meus comentários autobiográficos e minhas incursões, ainda que modestas, pela crítica genética aplicada às artes visuais. Trata-se de um balanço artístico de meio século vivido entre a era da TV em preto e branco e a era digital. Essa transição, por vezes vivida de maneira ingênua e titubeante, entende se registrar aqui à luz de um aprendizado das historicidades da imagem e de seus engajamentos teórico-metodológicos. Mas o registro que faço se mantém no registro do depoimento, ainda que procure na medida de minhas possibilidades alinhar uma documentação que lhe dê, se não credibilidade acadêmica, ao menos alguma autenticidade. A linguagem se verifica tateante, com predomínio do estilo descritivo, próprio a registrar um passeio do olhar que, em suas reminiscências, se faz quase involuntariamente autocrítico.