Navegando por Palavras-chave "courseware"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas de ensino da literatura no 1° ano do ensino fundamental: um estudo do material didático do Sistema Etapa.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-10) Silva, Debora [UNIFESP]; Oliveira, Fernando [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261202J5Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentam-se resultados de pesquisa que teve como objetivo contribuir para a compreensão dos modos como se dão os processos de ensino e aprendizagem da literatura em turmas de 1o ano do Ensino Fundamental. Para isso, realizou-se a análise do material didático do sistema ETAPA, utilizado em escola da rede privada localizada na região central de Guarulhos, São Paulo. Tratou-se de pesquisa documental e bibliográfica, tendo como procedimentos: leitura de bibliografia especializada sobre o tema; coleta dos materiais didáticos (apostilas); levantamento dos tipos de atividades voltadas à aprendizagem da leitura literária; análise e problematização dos resultados dos modos como o ensino da literatura figura nesse material. Mediante o desenvolvimento da pesquisa, constatou-se que o material, em muitas atividades assemelha-se bastante às cartilhas de alfabetização comumente usadas no Brasil no final século XX, entendendo-se por leitura apenas a oralização. Porém, ao mesmo tempo ele trás atividades que utilizam da literatura sem esvaziar as práticas de sentido e transformá-las em mais uma atividade mecânica e escolarizada.