Navegando por Palavras-chave "corpo"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)AFETOS DA PELE: CORPO E DISSIDÊNCIA NA PERFORMANCE ARTÍSTICA(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-30) Ariola, Bárbara; Macedo, Valéria; http://lattes.cnpq.br/5103882561355994; http://lattes.cnpq.br/3929369111657648Este trabalho aborda a performance artística através da perspectiva de gênero e uma abordagem decolonial do corpo, a partir de incursões etnográficas em apresentações, obras, redes sociais e entrevistas com três artistas brasileiras: Berna Reale, Julha Franz e Tao Bruni. Particularmente, como seus trabalhos e vidas ensejam reflexões sobre dissidências de gênero, questões raciais e produção artística. Ainda, como tais questões se interseccionam em algumas abordagens e debates na historiografia da arte e na antropologia como ato performático, a partir das lentes da crítica decolonial, feminista e queer.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Arte e corpo: a abordagem cinematográfica da marcação corporal(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-13) Trentino, Eduardo Meciano Rezende; Matos, Yanet Aguilera Viruéz Franklin de; http://lattes.cnpq.br/0964792926987907; http://lattes.cnpq.br/1438891896299199Este trabalho de conclusão de curso propõe investigar como o cinema visualizou a marcação corporal, ou tatuagem, um fenômeno artístico e social que se fez inerente às sociedades humanas no mundo todo, desde tempos imemoriais. Serão analisados os filmes Papillon, Amnésia, Senhores do Crime, Tatuagem e O Amor e a Fúria, de maneira associada a estudos dentro das ciências humanas, para pensar sobre esse fenômeno do ponto de vista do cinema
- ItemAcesso aberto (Open Access)Brasil 90: violência aos corpos nas imagens fotográficas em trabalhos de Rennó e Meireles.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-10) Gomes, Gabriel; Araujo, Virginia; http://lattes.cnpq.br/8687854675231868; http://lattes.cnpq.br/1943367188172596Esta pesquisa analisa os trabalhos “Atentado ao Poder” de Rosângela Rennó (1992) e “Ética como estética/Estética como ética” de Cildo Meireles (1996). Destacam-se: a apropriação de imagens fotográficas oriundas da mídia impressa para a composição das obras; as análises feitas por críticos de arte sobre os trabalhos e as mais recentes edições dos trabalhos, alteradas para circularem em novos espaços. Por isso, consideramos os discursos atribuídos às fotografias, em atenção à prática dos artistas, que exploraram os sentidos e significados para além da visualidade, mobilizando o conceito de corpo das imagens proposto por Hans Belting e de espaços discursivos da fotografia de Rosalind Krauss. Argumenta-se que, por serem trabalhos que usam da imagem fotográfica, envolvem a memória dos referentes - chacinas ocorridas no estado do Rio de Janeiro - e por serem arte dos rastros e traços da história, guardam as marcas do tempo e da conjuntura. Hal Foster e Philippe Dubois também são apontados para pensarmos sobre as lacunas da abjeção e o corpo fantasmático que as imagens utilizadas pelos artistas demandam. O mesmo ocorre com a leitura do corpo trágico em referência à portabilidade da câmera fotográfica, como possível testemunho das opressões sociais. Examinamos com Georges Didi-Huberman suas considerações sobre o arquivo e a montagem. Nesta perspectiva, uma história do meio fotográfico sobre a industrialização da imagem e os vestígios da barbárie moderna em entendimento a Walter Benjamin, que encontrou na cidade a imagem do local do crime.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A dor, o indivíduo e a cultura(Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., 2001-07-01) Sarti, Cynthia Andersen [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In the pain, the relation between the individual and society appears clearly. The way in which pain is felt and expressed is ruled by cultural codes and pain itself is constituted, as a human fact, by the meanings given to it by society, that sanctions the ways to demonstrate feelings. Although pain is a singular experience for the one who feels it, it happens within a symbolic system, making it a cultural fact.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-28) Braz, Jordana Aparecida Alvaro [UNIFESP]; Vidal, Paloma; http://lattes.cnpq.br/1921642933020819O intuito desta dissertação é a investigação das possíveis relações entre o bordado e a literatura. No início do mestrado, o objeto de pesquisa inicial eram os aspectos testemunhais da série Ça va Aller, produção em bordado e fotografia da artista marfinense Joana Choumali. Com o andamento da pesquisa, a percepção das relações entre o bordado e a literatura ampliou e promoveu diálogos com outras produções artísticas, como a série Bastidores (1997), da artista brasileira Rosana Paulino, e tecidos manchados da artista mexicana Teresa Margolles. O diálogo com a literatura é inserida na pesquisa a partir da relação entre os bordados do coletivo Savane Rutongo-Kabuye, produzidos pós-genocídio de Ruanda (1994), e o livro Baratas de autoria da escritora ruandense Scholastique Mukasonga. Os argumentos teóricos evocados na pesquisa partem de conceitos sobre corpo-memória e oralitura, termos cunhados por Leda Maria Martins. Em relação ao testemunho e sua relação com a memória e linguagens artísticas, como a fotografia, a perspectiva do crítico brasileiro Márcio Seligmann-Silva é de suma importância. Além disso, a relação do bordado, vestígio e testemunha serão tratados através de análises da professora Aleida Assman e da teórica Jeanne-Marie Gagnebin.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Michel Foucault e a construção discursiva do corpo do sujeito moderno e sua relação com a psicologia(Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá, 2008-12-01) Silveira, Fernando de Almeida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Michel Foucault investigates the history of the relations between thought and truth and how the correlation between the two factors is established. The body's enunciation is a fundamental discursive element on the modern subject's truth game. Foucault's bibliography, commentators and other modern philosophers foreground current research which studies the issue of the body in the French philosopher's archaeological phase, mainly in The Order of Things. The discursive constitution of the body, life and man in their subjectification effects are highlighted, with special reference to the psychological subject's discursive constitution. In fact, Foucault de-naturalizes the body and presents it as a key concept (specification grade) in the production of discourses on modern man. Psyche is thus understood not as emanation or as the body's metaphysical essence, but as a discursive instrument, singularly emergent in the history of modern thought (FAPESP).
- ItemAcesso aberto (Open Access)A psicologia em História da Loucura de Michel Foucault(Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, 2009-04-01) Silveira, Fernando de Almeida [UNIFESP]; Simanke, Richard Theisen; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de São CarlosMichel Foucault investigates the history of the relations that the thought keeps with the truth and disnaturalizes body, soul and psiqué as historical and discursive inventions, which have meaning only if included into the epistemique arrangements productions of truths, in the case, the emergence of modern thought, specially about the human sciences, in general. This research studies the Foucault's order of the speech on Psychology, in his book História da Loucura, with the aim of providing allowances for understanding the history of the speeches of Psychology, about the building of psychological subject and object and its subjectivateurs effects.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O retrato de Augusto: poder, corpo e mito(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-08-22) Fernandes, Mayara Amaral [UNIFESP]; Grillo, Jose Geraldo Costa [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This work approachs the portrait of Augustan age, the most importante between the roman imperators, besides having the longest government. He gathers himself the functions of Emperor, Prince and Pontiff. Augustus could begin something new, adopting a consciously thought pictorial language to ensure your government and as a way to change the preconceived ideas of the population. The whole art production was testimony of the power and authority of the emperor. That being said, the central question of this work is: how did Augustus use your portraits in his political program? Thus, the approach is on the use of the art to express three themes: the representation of power, the status of the ruler by body reproductions and the legitimation of his domain through the myths. Giventhe many approaches currently practiced in the History of Roman Art, I have chosen one called "Art and Context", which puts its focus on production, function and reception of artistic works. Through the corpus, estabilished from the bibliography, analyses were made based on rulers portrait types, on circulation and transfer of ideals, models, artists and techniques between Greece and Rome, beyond the three main themes: power, body and myth. From that and bibliography it was made the argumentation about the conscious use of Augustan portraits types as way to achieve specific purposes and audiences.