Navegando por Palavras-chave "Zonas costeiras"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos dos Aerossóis nas Zonas Costeiras de Santos e Rio de Janeiro(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Mauricio, Giovanna Bonafé [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; Sánchez Gácita, Madeleine; http://lattes.cnpq.br/0057337058509642; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; http://lattes.cnpq.br/7457197543963558; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A energia sempre esteve envolvida na evolução da vida e, conforme o decorrer dos tempos, houve um aumento da dependência do recurso energético para o progresso da sociedade. Para atender a demanda futura energética causada pela escassez de recursos não renováveis e o crescimento populacional, serão necessárias transições energéticas. A energia solar, classificada como uma energia renovável, apresenta um potencial significativo no Brasil como fonte energética alternativa, com numerosos benefícios ambientais e socioeconômicos e elevada disponibilidade no território nacional. Entretanto, o aumento do uso do recurso solar requer uma adequada quantificação do mesmo para garantir a viabilidade. Em condições de ausência de nuvens, os aerossóis são o principal fator que afeta a radiação solar que chega na superfície terrestre. Assim, a quantificação acurada dos aerossóis e o seu impacto na radiação é fundamental para a avaliação adequada da disponibilidade do recurso de energia solar numa localidade. Seguindo a lei de Lambert-Beer, este impacto está diretamente relacionado à profundidade óptica de aerossóis (AOD), que depende não apenas da quantidade de aerossóis presente, mas também das propriedades microfísicas e a composição química dos mesmos. O município de Santos e a região metropolitana do Rio de Janeiro são localidades costeiras com alto nível de urbanização, sofrendo assim influência de aerossóis urbano-industriais e marinhos. O presente projeto visou contribuir com o estudo do impacto dos aerossóis na irradiação nestas localidades, através da verificação e comparação de diferentes fontes de dados de AOD (AERONET, MODIS e reanálise MERRA-2). Nas análises comparativas entre as três bases de dados, usando médias dos dados originais ou mesmo dados interpolados, exibiram valores médios de AOD do MODIS em 9 células mais próximos aos dados observados em superfície, seguida em desempenho pela série de valores médios de 25 células, em oposição a série do MERRA-2 que apresentou um bom desempenho apenas para valores de AOD menores que 0,2. Os dados de AOD obtidos por satélite foram tipicamente superiores aos de reanálise. A queda de irradiância solar variou entre 8% a 23,7%, quando considerados os valores de AOD correspondentes aos percentis 25 a 75.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A incorporação de conchas de moluscos à construção de substratos artificiais costeiros afeta a estrutura da comunidade marinha séssil?(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-30) Queiroz, Taciana da Costa [UNIFESP]; Yokoyama, Leonardo Querobim [UNIFESP]; Dias, Gustavo Muniz; http://lattes.cnpq.br/2981371189400999; http://lattes.cnpq.br/8665461712861520; http://lattes.cnpq.br/0059838322270285; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O crescimento populacional humano acarreta danos significativos aos ecossistemas e influencia diretamente na diversidade biológica das zonas costeiras, por meio da substituição de encostas naturais por estruturas artificiais, como os quebra-mares, portos e marinas. Essas construções não suportam riquezas de espécies similares aos costões rochosos, o que pode ser, em parte, atribuído à sua menor complexidade estrutural. Desta forma, atendendo ao interesse na criação de estratégias baseadas na Economia Azul, foi desenvolvido este projeto. Aqui, foram considerados o desequilíbrio ambiental, em consequência da disposição inadequada de resíduos de conchas e, a necessidade do manejo e de estratégias relacionadas à criação de novas estruturas artificiais, que promovam aumento na diversidade biológica. Assim, buscamos avaliar o efeito do aumento da heterogeneidade ambiental sobre a diversidade e estrutura da macrofauna bentônica séssil, a partir da incorporação de resíduos de conchas em substratos artificiais em concreto, com diferentes coberturas: (1) apenas conchas de Crassostrea gigas; (2) apenas conchas de Perna perna; (3) uma mistura de C. gigas e P. perna e; (4) sem cobertura de conchas – controle. O experimento foi conduzido de junho/2021 a fevereiro/2022, totalizando oito meses de exposição das placas em uma marina do litoral do Estado de São Paulo. A promoção de complexidade a partir do uso das conchas no substrato levou a um aumento na riqueza de ascídias, diminuindo a predominância do briozoário Schizoporella errata. Isto modificou a estrutura da comunidade incrustante e alterou a forma como os organismos sésseis se distribuem nos espaços. Também percebemos que substratos com menor heterogeneidade levam a homogeneização das comunidades por S. errata e, a partir da incorporação das conchas, há aumento na diversidade entre as comunidades e, ainda, uma redução na monopolização do substrato por briozoários incrustantes exóticos. Com isso, concluímos que há potencial para uso desta estratégia, utilizando os resíduos de conchas da malacocultura e, através deles, aprimorar estruturas artificiais de forma a promover a diversidade. E que, ainda, a adição de microhabitats, que se assemelham fisicamente aos costões rochosos naturais, podem suportar uma diversidade maior de espécies, além de contribuir com os esforços em torno da redução de resíduos destinados de forma inadequada.
- ItemSomente MetadadadosSaneamento básico como direito fundamental ao desenvolvimento: poluentes emergentes em ecossistemas aquáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2018-03-29) Dib, Fabio Ribeiro [UNIFESP]; Pereira, Camilo Dias Seabra [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Anthropogenic impacts on nature have reached critical proportions. To the point of threatening the bases of sustaining life. In order to deal with environmental problems, a new form of social organization based on high moral and ethical standards must be sought. Law and the State have a relevant role in its construction. Complex issues such as pollution of aquatic environments by untreated sewage and contaminants of emerging concern, cast doubt on public policies and public sanitation services. The integration between the sciences emerges as a tool capable of producing knowledge from different areas that make it possible to demand from the public authorities conducts that are responsible and appropriate to the public interest, especially when it comes to guarantee fundamental rights. From the approach focused on the modernization process, which shows both causes of environmental problems, including pollution, but also causes that triggered transformations operated in societies, and therefore in law and in the State, it is aimed to demonstrate that both have become instruments essential for society to cope with the current crisis. In the Brazilian case , from general (or national) to particular (or local),it is sought to identify the elements that contribute to the inconsistencies of state performance, especially in relation to basic sanitation and inadequate disposal of sewage in aquatic environments, as well as to establish the foundations of state responsibility regarding pollution caused by the inconsistencies. The main focus is the public law, which in the view of the study, encompasses not only the branches of constitutional law and administrative law, but also environmental law and economic law. The objective of this approach is to show that the responsibility of the State in the field of the inconsistencies of basic sanitation services, specifically in the case of the final disposal of sewage in aquatic environments, does not arise from the consequences of structural problems, but from an optimal performance that precedes them. In other words, State responsibility arises in the field of decisions prior to the provision of services related to the planning and implementation of adequate structures, required by the fundamental right to good administration and by the fundamental rights that must be guaranteed.