Navegando por Palavras-chave "YouTube®"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Videoaulas no YouTube® sobre dissertação para ENEM e vestibulares: uma análise de aspectos hipertextuais e multimodais(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-30) Carvalho, Gabriela Gonçalves; Elias, Vanda Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/5556032934598086; http://lattes.cnpq.br/7463542190324930Nesta dissertação temos como objeto de estudo videoaulas no YouTube®, particularmente aquelas dirigidas ao ensino de redação dissertativa para ENEM e vestibulares. Justificamos a pesquisa e a sua relevância, visto que vivemos em uma cultura digital e, como tal, nas diversas esferas de atuação humana, são constantes as mudanças em nossas práticas comunicativas e interacionais propiciadas pelas tecnologias da comunicação e da informação. As perguntas que norteiam a investigação são duas, a saber: (1) Quais traços caracterizam videoaulas no YouTube® como produções hipertextuais? (2) Quais recursos e estratégias multimodais são utilizados em videoaulas no YouTube® voltadas ao ensino de redação? Em decorrência disso, os objetivos da investigação são assim definidos: (i) identificar características que conferem às videoaulas selecionadas a condição de constituir-se como uma produção hipertextual; (ii) analisar recursos e estratégias multimodais em videoaulas sobre ensino de redação dissertativa no YouTube®. Para a análise pretendida, selecionamos três videoaulas, que têm como tema a redação dissertativa para ENEM e vestibular, e recorremos a estudos do texto, do hipertexto e da multimodalidade para a fundamentação teórica da investigação. Resultados apontam que: (i) traços como a multilinearidade, a multimodalidade, a intertextualidade e a interação caracterizam a videoaula no YouTube® como uma produção hipertextual; (ii) recursos e estratégias multimodais que compõem as videoaulas analisadas assumem funções didáticas e interacionais, além de servirem à publicidade da instituição ou de professores que respondem por essas produções. Embora as estratégias hipertextuais e multimodais com funções didáticas e interacionais identificadas na análise sejam peculiares às três videoaulas selecionadas no YouTube® , a possibilidade de uma videoaula ser relacionada hipertextualmente a diversificadas produções multimodais sobre o mesmo tema e, consequentemente, de estudantes poderem construir percursos próprios de aprendizagem no universo da rede, é um aspecto a ser ressaltado no âmbito desta pesquisa.