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- ItemAcesso aberto (Open Access)A Constituição do Ethos Discursivo Institucional em Grupos de Gestão Acadêmica no WhatsApp(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-13) Carvalho Júnior, Uilson Nunes de; Silva, Sandro Luis da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769037P0&tokenCaptchar=03AGdBq24ANYsKP_kkYD9UrJQQBcdI7j2hbXgKRbPZW2WGbQO2TSM3ikQ584u2SALzPd-70TqrzLZM_icrIIvuXPFmKCP8uBSIjnb1uIX4rpqe8vx53VWt82VQ7mm-VPMJAcdJXSso5ikx9sGpap2Q6Hgi-5bvZZpozgGjwbnW_Cg_9hAX1BwD_QZIlsvJFB0a55BRi6bqqNjss9cqEpZBKOqrOUxnuJGsIGzkSVtb05qi-MXdiMDYXRdDATf_HQS6L1_PuZTe8RBxpZy5KKTRSaxfQwqajxcX9bQMcpj1sjh60gf487GbZ7mdUBjxx81geUvNfzTcjg077mBmG9Lr5utx291i2xbI51WdIQUX8P6Ke98eeM64Bpxfc-7tt-EKTSUdWH7mEhOhyD2TvlMGlkLsZNq-r05yAHNx7I3L4ssjiBSsVRGDg-a0A86MaHe-YkUpqI1eIIlMHN9KySuht7wwHGR5xYVk3ThhmJ0io7oXeb7yhllpUzk; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481013Z2&tokenCaptchar=03AGdBq27DiX7faLplwSI4blRCUT8dJTyq448CUuh9Q8oRoVq9Y9SftMRlg9IMKzwk_xfzJh5XoFdCT-nfSTinI3GKNUCcmIBSY3HzdFz81StLACxlPW9YG-g3sSSmfIdagFRLKn9DsSlxbpJWDi1O25Hf9uNez4ZodklHR_S2-t3KXoqDaZJ-wPY2NoLj13DsrvtLyzEZiRKG5jnL_ZLGb8-5UOEdTjqxAp8sTpGHbWs5MZ8xd0TZ1_tjwfdFh4O7v81uy07TokuyNXXL6yhatbqZclfwtIJ8GQxmX1ORms_FqD4Z4Nt9V1XR9G3PC1dl8ZiczcS5deXwwjlvUYwIOqZAfVNM5_P8uSAN_a8JtVezxLef3WjJjs2xWSW_71qBqR58dBut6q0_nUKx3xqdOHA_Xf0Um3KFZQzqTPyCjlx_mWDu6nfEoZ9z0_NI83JI6oqAzgD9fFaQrH4ulsAlwa56f3mY-yMH7ApCxz_305CMtFW79-QFQTQEsta dissertação insere-se na área de Estudos Linguísticos - Linguagem em Novos Contextos - do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo e tem como tema a constituição do ethos discursivo institucional em grupo de gestão acadêmica no WhatsApp. A hipótese é que a interatividade on-line de sujeitos discursivos em grupos de WhatsApp possibilita um ethos discursivo institucional, que representa a imagem de uma determinada instituição. Orientados por esta proposição, definiu-se a seguinte pergunta de pesquisa: Como é constituído o ethos discursivo institucional em grupo de gestão acadêmica no aplicativo WhatsApp? O objetivo geral desta pesquisa é analisar, pelos princípios da Análise de Discurso, o WhatsApp, a fim de compreender como é constituído o ethos discursivo institucional em um grupo de gestão acadêmica e os possíveis efeitos de sentido depreendidos das (inter) locuções. Para alcançar o objetivo geral, foram eleitos os seguintes objetivos específicos: 1°) Pesquisar e analisar as tecnologias digitais (WhatsApp) e suas implicações discursivas na construção do ethos; 2º) Compreender os elementos linguísticodiscursivos utilizados na elaboração dos enunciados que levam à constituição do ethos discursivos institucional; 3º) Analisar e explicar a constituição do ethos discursivo institucional, considerando a interação entre os sujeitos que utilizam o aplicativo WhatsApp. O corpus é composto por 300 posts (unidades de fala) dos quais selecionamos 37. Estabeleceu-se como categorias de análise a cenografia, a polifonia e o tom discursivo. Do ponto de vista metodológico esta pesquisa é descritiva, de abordagem quali-quantitativa e de base explicativa. O aporte teórico que embasa o estudo é constituído principalmente pelos pressupostos da Análise de Discurso francófona francesa (MAINGUENEAU, 2008a, 2008b, 2010, 2013, 2016). Em relação às novas tecnologias da informação e comunicação, a pesquisa está pautada em Manuel Castells (2017) e Pierre Lévy (2011). Osresultados obtidos demonstraram a constituição do ethos discursivo institucional no WhatsApp pelo movimento de múltiplas vozes em um tempo intemporal (síncrono/assíncrono) no ciberespaço, a partir da enunciação, de uma instituição organizada, burocrática, engajada no processo de ensino e aprendizagem, ao passo que autoritária, mas polida, formal e informal, que convive com momentos de divergências e tensões mediados pela participação coletiva.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O WhatsApp como ferramenta pedagógica para o engajamento de estudantes do ensino superior com a Química(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-14) Oliveira, Cristiane Rorato [UNIFESP]; Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1848716002041734; http://lattes.cnpq.br/8272640042213382A pandemia de Covid-19 que atingiu o mundo no primeiro semestre de 2020 fez com que as muitas atividades presenciais fossem suspensas. Autoridades governamentais, seguindo as recomendações dos órgãos oficiais de saúde, instituíram o isolamento social como medida protetiva contra a disseminação do vírus. Assim, houve a necessidade de serem adotadas alternativas para a manutenção das atividades de trabalho e estudo. No contexto educacional, a adoção do Ensino Remoto Emergencial foi obrigatória nas Instituições de Ensino e, para que fosse colocado em prática, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram imprescindíveis. Apesar do aparente despreparo de professores e alunos para lidar com a situação, a tecnologia possibilitou a continuidade das atividades educacionais, favorecendo a comunicação entre professores e alunos e entre professores e gestores. Buscando facilitar ao máximo o funcionamento do ensino emergencial, essa pesquisa objetivou verificar se o uso do WhatsApp interfere no nível de engajamento dos estudantes. A escolha do aplicativo se justifica por ser gratuito, possibilitar o compartilhamento de diversos tipos de arquivos, além de chamadas de voz e vídeo, e por já ser utilizado por professores e alunos, dispensando treinamentos para seu uso. Além disso, pode ser um elemento motivador por permitir um ensino contextualizado, já que utiliza uma ferramenta que faz parte do cotidiano dos alunos. Estudantes do curso de Ciências – Licenciatura da Unifesp campus Diadema participaram da pesquisa, em grupos criados no aplicativo, nos quais foram compartilhados materiais complementares, e atividades foram sugeridas para entrega por meio do próprio aplicativo. Também foram sugeridos temas para discussões sobre assuntos abordados nos encontros síncronos, e os links para acesso a esses encontros foram compartilhados pelo aplicativo. Esclarecimentos de dúvidas também foram realizados pelo WhatsApp, possibilitando a aproximação entre o professor e os alunos. O engajamento dos alunos foi verificado a partir das interações que eles realizaram nos grupos do WhatsApp e pela participação deles nas atividades propostas. No intuito de verificar se a participação dos estudantes nas atividades propostas depende do tipo de atividade e se ela é avaliativa, algumas atividades menos tradicionais e facultativas foram sugeridas. Para investigar a opinião dos alunos sobre o uso do WhatsApp na unidade curricular trabalhada, dois questionários fechados foram enviados aos estudantes no decorrer do semestre. Os resultados encontrados demonstraram que os alunos apresentaram um engajamento satisfatório, pois os quatro aspectos do engajamento escolar foram evidenciados. Os estudantes interagiram nos grupos e entregaram a maioria das atividades propostas. As respostas aos questionários indicaram que os alunos gostaram da experiência do uso do aplicativo durante o curso, por facilitar a comunicação entre eles e o professor e por demonstrarem o desejo de que outras unidades curriculares também adotassem o aplicativo para mediação do ensino. Esperamos que essa pesquisa contribua para melhorias nas práticas pedagógicas nas modalidades de ensino a distância.