Navegando por Palavras-chave "Visually impaired"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino de ciências para pessoas com deficiência visual: uma linha do tempo entre legislação e trabalhos publicados(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-22) Melo, Bruna Letícia do Ó [UNIFESP]; Souza, Renato Marcone José de [UNIFESP]; Azevedo, Maria Nizete de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7363876198229203; http://lattes.cnpq.br/8984902656508635Esta monografia aborda o tema “Ensino de ciências para pessoas com deficiência visual”, traçando uma linha do tempo que considerou legislação (1961-2020), trabalhos publicados (1995-2020) e número de matrículas em classes comuns e especiais (1995-2020), tendo como objetivo identificar se há relação quantitativa entre estes três tópicos ao longo do tempo, especificamente entre 1991-2020. Trata-se de uma pesquisa de caráter teórico que seguiu várias etapas, como: definição da linha do tempo da legislação, escolha das revistas e palavras que possibilitassem a busca de publicações no tema, pesquisa dos dados das matrículas, exposição dos dados numéricos encontrados em tabelas por ano, exposição gráfica dos mesmos dados por décadas, e, por fim, discussão e análise dos resultados obtidos. A pesquisa concluiu que há sim uma relação quantitativa entre as três áreas consideradas, e todos os gráficos são crescentes (no caso das matrículas o maior aumento é nas classes comuns), o que demonstra uma preocupação cada vez maior com a educação especial. Porém, os dados obtidos apontam que esta preocupação ainda não gerou grandes impactos nos cursos de licenciatura, o que seria muito importante para que ocorra a inclusão de fato e não apenas a inserção dos alunos com deficiência nas classes comuns.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-10-31) Garcia, Gínez [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/3608880141633414; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this study was to understand the use of Assistive technology in pedagogical practices of teachers in the elementary school which works with students with visual impairment and low vision in the municipality of Itapevi, São Paulo. The research is characterized as qualitative, transversal and exploratory approach. Teachers were asked to answer a self-administered questionnaire with questions regarding the use of assistive technology for the activities developed in their settings. The results indicated that the assistive technology equipments, provided by the government, most used for students with visual and low vision disabilities were the screen reader computer programs (DOSVOX and NVDA) and among those made by hand by teachers was the Braille alphabet. The selection criteria used by teachers to choose the assistive technology are based on the students' needs to promote functionality, autonomy and facilitate the learning process. The practicality of use and the degree of visual acuity were also determining factors in the selection of each technology. Teachers reported difficulty as the lack of sophisticated features and training for appropriate use of equipment.