Navegando por Palavras-chave "Virtue"
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- ItemSomente MetadadadosFlight and assimilation in plotinus(Edicoes loyola, 2016) Gomes, Rafael Vieira [UNIFESP]This article presents a reading of the concepts of Flight (phyge) and Assimilation (homofosis) in Plotinus' exegesis of Plato. It considers a certain debate and interpretation that fluctuate between a 'literalist' and an 'allegorical' understanding of the process indicated by these terms. What is the meaning of the "journey" of Flight and Assimilation in Plotinus? Is this "Flight away from here" a kind of denial of the body, or the world and the senses, as some commentators have argued, or do the texts make possible another reading? What is meant by assimilation as unification (henosis) with God, how does it occur, and what makes it possible?
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fuga e assimilação em Plotino: questões de ética e metafísica nas Enéadas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-11) Gomes, Rafael Vieira [UNIFESP]; Marsola, Maurício Pagotto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No Teeteto (176 b), Platão disse que, já que os males residem “aqui” e rondam necessariamente essa região perecível, e já que desejamos fugir dos males, é preciso “fugir daqui”. Essa fuga, segundo ele, consiste em assemelhar-se a deus. Plotino, em sua exegese do texto platônico, retoma literalmente essa afirmação e a incorpora em sua filosofia. Sua interpretação e concepção filosófica desse aspecto ético da tradição platônica parece corresponder a certa “chave” para compreender e penetrar o percurso da conversão (epistrophé) da alma, de sua dispersão na multiplicidade (ou “queda” nos vícios e males) à sua Assimilação e unificação com o princípio que, por ser fonte de máxima unidade, plenitude, conhecimento e felicidade da alma é, por isso, sua verdadeira meta e seu mais profundo “objeto” de amor e desejo. Portanto, é preciso fugir dos males, em um movimento de conversão e Assimilação a deus (homoíosis theôi), que, em Plotino, corresponde a um retorno e a uma entrada no mais profundo e íntimo de si mesmo. Entretanto, seguindo de perto Platão, se os males residem aqui, para fugir dos males é preciso “fugir daqui”. Ora, perguntamo-nos: o que, em Plotino, significa realmente essa Fuga? É bastante conhecida certa interpretação contemporânea que entende a moral platônica como uma forma de fuga e negação do corpo, do mundo e dos sentidos. Alguns filósofos, assim como alguns historiadores da filosofia, também parecem ter entendido literalmente essa expressão retomada por Plotino. Entretanto, a despeito dessa interpretação e do debate com seus defensores, desejamos apenas compreender esse aspecto da filosofia plotiniana principalmente a partir de seu próprio texto: afinal, trata-se de uma proposta de evasão e de negação do corpo e do mundo, ou há outra leitura possível? Se, paralelamente ao tema da Fuga, estudarmos alguns pontos estratégicos para a compreensão mais ampla do percurso conversivo veremos que paradoxalmente Plotino não apenas valoriza o corpo, o mundo e a experiência sensível, mas os concebe como meios para a Assimilação ao inteligível. Por conseguinte, se fugir daqui consiste em assemelhar-se a deus, essa Assimilação é a finalidade última dessa Fuga. De modo que Fuga e Assimilação aparecem como conceitos interdependentes. Todavia, qual é a natureza dessa Assimilação (homoíosis)? Trata-se apenas de imitar e tornar-se semelhante ao divino, ou esse termo guarda, em Plotino, ainda um sentido mais ousado e mais profundo? Segundo nossa interpretação, a assemelhação como imitação e aproximação ao divino, por meio das virtudes e da dialética, é uma etapa ainda propedêutica da Assimilação propriamente dita. E é essa passagem de um nível discursivo e propedêutico – de imitação e preparação – para a “visão” e a “experiência” imediata do divino – como “unificação”, “contato” e “união extática” e “mística” – que completa o itinerário filosófico da conversão da alma, condensado em sua interpretação desses dois conceitos complementares e convergentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A questão da felicidade na crítica de Plotino a Aristóteles – I.4 [46](Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-25) Almeida, João Carlos da Silva [UNIFESP]; Marsola, Mauricio Pagotto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1506404802743893; http://lattes.cnpq.br/6659970927624219A questão da felicidade na crítica de Plotino a Aristóteles é discutida no Tratado I.4 [46] das ENÉADAS, o qual é subdividido em 16 (dezesseis) itens que estudam vários assuntos conectados ao tema. Plotino apresenta os elementos referentes à posse da vida feliz e dialoga com Aristóteles, dizendo que a vida feliz pode ser desfrutada ainda no mundo sensível, e não só no mundo inteligível, pois felicidade e vida se identificam por homonímia, sendo o tema da felicidade o objeto de estudo tanto do Filósofo Estagírita quanto do Sábio Neoplatônico. Aristóteles definia a felicidade como uma atividade virtuosa da alma, de certa espécie. Dessa forma, “o homem feliz vive bem e age bem”, sendo a felicidade uma espécie de “boa vida e boa ação”. Plotino afirma que o Sábio entende a vida do “Eu superior” (a alma), que vive frente ao bem sem deixar de ser amável com o “Eu inferior” (o corpo), pois o homem sábio e feliz é livre para fazer suas escolhas conforme as virtudes e não está condenado a manter as vontades do corpo para esse fim. Desse modo, algumas das atividades desse sábio tenderão para a felicidade, porém outras não serão motivadas por essa meta e não são suas em absoluto, mas daquele que está conjugado a ele (o corpo), com o qual ele se importará e suportará enquanto puder, definindo a identidade da vida feliz com a vida da virtude perfeita. A identificação da felicidade com a "boa vida" está associada a Aristóteles, mas Plotino também aceita esse argumento, se for entendido como "vida perfeita", com a “inteligência perfeita”. A tese de Plotino é que a vida perfeita é a vida intelectiva e o homem que possui essa vida em ato é o verdadeiro homem feliz, pois é a representação dessa vida. Palavras-chave: Virtude. Razão. Felicidade. Sábio. Vida.