Navegando por Palavras-chave "Vanguardas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A imagem no cinema como choque segundo Walter Benjamin(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-11) Quintino, Oberdan [UNIFESP]; Machado, Francisco De Ambrosis Pinheiro [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O célebre ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” de Walter Benjamin salienta a transformação do conceito de obra de arte sob um viés histórico e de produção. Neste sentido, a reprodutibilidade técnica representa uma ruptura com o conceito tradicional de obra de arte quanto aos elementos espaço-temporais que lhe conferem o caráter de obra original e aurática. Nesse contexto, se inserem a fotografia e o cinema que, devido a suas particularidades técnicas, exigem uma nova forma de percepção e recepção da obra de arte, que Benjamin busca caracterizar por meio do conceito de choque. Movimentos de vanguarda do início do século XX, como dadaísmo e surrealismo, exploraram e anteciparam o efeito de choque em suas opções estéticas. Tais fenômenos artísticos se originaram num momento histórico das sociedades modernas industrializadas e de massas, marcado, entre outros, pelo desenvolvimento acelerado da técnica a partir do século XIX e pela crescente penetração desta na vida cotidiana, o que trouxe alterações comportamentais sob vários aspectos, dentre eles a relação entre a experiência individual e coletiva.