Navegando por Palavras-chave "Valorização docente"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Articula-te Luso-Brasileiro - formação docente, prática profissional e valorização da carreira no Brasil e em Portugal(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Morais Junior, Edson Cardoso [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; Saraiva, Elisa Maria da Silva Cardoso; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; http://lattes.cnpq.br/6612613811149069O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como temas a formação docente, relatos de práticas por meio de narrações multimodais e a valorização da profissão de professor observados nas discussões realizadas no Ciclo de Seminários virtuais luso- brasileiro ARTICULA-TE - Dos Relatos de Práticas Profissionais à articulação da pesquisa com as práticas. A Rede Articul@ções (nacional e internacional) é constituída pelo poder público de instituições, entidades, movimentos sociais e sociedade civil que se ligam em rede na extensão, ensino, gestão e pesquisa através de projetos e ações idealizados pelo Articul@ções ou por parceiros. O ARTICULA-TE compreende uma iniciativa de trabalho envolvendo extensão, ensino, gestão e pesquisa, tendo reunido professores do ensino básico do Brasil e dos ensinos básico e secundário/médio de Portugal, membros da comunidade universitária (docentes, discentes e técnicos administrativos) de diferentes universidades e autoridades dos poderes públicos. O tipo de pesquisa empírica realizada foi pesquisa descritiva de natureza qualitativa. O contexto de realização do estudo foi o ciclo de seminário luso-brasileiro denominado ARTICULA-TE. A fonte de dados é o canal do Youtube do Articul@ções e os dados foram dois vídeos do Articula-te. O objetivo geral foi analisar o papel de um curso colaborativo ARTICULA-TE centrado nas práticas profissionais para a valorização da carreira e profissionalização docente. Os objetivos específicos foram: (i) descrever a importância atribuída pelos docentes ao papel das redes colaborativas na valorização da profissão docente; (ii) identificar a importância dos relatos de práticas para a formação continuada do docente; (iii) mapear as necessidades reivindicadas pelos docentes relativas ao desenvolvimento profissional. Os resultados foram: (i) os relatos de práticas evidenciaram-se como uma importante estratégia de formação continuada ao evidenciar as dificuldades encontradas na execução de atividades e práticas pedagógicas, (ii) as redes colaborativas de docentes valorizam o professor por evidenciar a crucial importância da troca entre os pares do chão da escola (evolução da matriz individual para a coletiva) e a pesquisa sobre a prática realizada pelos próprios professores e em parceria com as universidades e (iii) foram identificados várias semelhanças (positivas e negativas) na profissão docente do Brasil e Portugal e em diferentes redes de ensino que podem ser abordadas para a valorização da carreira docente como, por exemplo, maior tempo para pesquisa, formação e troca entre os pares como foi o ARTICULA-TE.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Produções acadêmicas sobre carreira docente das profissionais de creches no Brasil – 2000-2018(Programa de Pós-Graduação em Educação - FEUSP, 2020-03-06) Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7554373389118020O presente trabalho tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico a respeito das produções realizadas entre 2000 e 2018 sobre carreira docente de professoras de creches. Foi realizado a fim de verificar se as produções acadêmicas na área vinham, no decorrer dos anos analisados, se preocupando com a condição de trabalho e remuneração dessas profissionais. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, cujas principais fontes são teses, dissertações e artigos em revistas acadêmicas e em anais de eventos da área entendendo que esses são lugares de troca e consolidação de pesquisas. Para a realização desse levantamento foram utilizados estudos de Laurence Bardin e Menga Ludke e Marli André. Para a análise dos trabalhos acadêmicos utilizou-se três categorias: formação e ingresso, condições de trabalho e remuneração. Após a análise dos trabalhos encontrados foi possível perceber a importância que esses possuem, apesar de serem escassos, trazendo discussões caras a carreira docente; revelam a situação dessas profissionais, anunciando uma situação precarizada se comparada à de professores de outras etapas e modalidades da educação e, também, possibilitam uma reflexão de como o Estado vem garantindo o direito à educação de crianças de 0 a 3 anos de idade.