Navegando por Palavras-chave "Vídeo-Performance"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fala e performance na poesia brasileira: o caso da palhaçada(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Silva, Suelen Santana [UNIFESP]; Marques Neto, Pedro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4376963234545670; http://lattes.cnpq.br/4041994262680573O presente estudo constrói uma narrativa acerca do percurso de Suelen Santana Silva, RE: 77594, aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, dentro da Linha de Pesquisa: “Questões de Representação: Poéticas e suas Reapropriações”, sob orientação do Prof. Dr. Pedro Marques Neto, para a pesquisa intitulada: “Fala e Performance na Poesia Brasileira: O Caso da Palhaçada”. Esse espaço apresenta o cerne da pesquisa, o como e o quanto ela foi desenvolvida. Os pilares desse estudo estão na leitura performática, com base no experimento da máscara de palhaça, acerca dos textos de Manoel de Barros. Portanto, os estudos de leitura do texto, análise de poemas, a fortuna crítica de Manoel e sua produção literária, junto às possibilidades da máscara de palhaça, construirão essa tríade: poeta, palhaçada e vídeo-performance. A finalidade é entender, através da performance literária, como se dá essa configuração que consiste no arranjo entre poeta e palhaça, diante de fatores comuns entre as partes, constatando assim, suas semelhanças e aproximações. Para além de um registro, nessa pesquisa, a questão do vídeo aparecerá com propósito performático, apresentando uma outra proposta de leitura a poética de Manoel de Barros, de forma a expandir a pesquisa, de caráter artístico e experimental, a um número maior de pessoas, a fim de ampliar as discussões a respeito do deslocamento do texto para fora do papel e o emprego dele nas ruas da cidade e em relação as pessoas que lá estiverem, dentro de uma provocação que é máscara da palhaçaria, construindo assim, a tríade: poeta, palhaça e performance.