Navegando por Palavras-chave "Universidades públicas"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O tema Fracasso Escolar e a formação em Pedagogia(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-15) Costa, Giovanna dos Santos [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979O presente trabalho aborda a temática do fracasso escolar, articulando reflexões pessoais e acadêmicas sobre a necessidade de um sistema educacional mais inclusivo e justo, baseado nas contribuições de Gualtieri e Lugli (2012). O trabalho também realizou um levantamento nos repositórios das três maiores universidades públicas de São Paulo — USP, UNIFESP e UNICAMP — para identificar a presença da temática do fracasso escolar nestas instituições. Os resultados indicam que, apesar de ser um fenômeno amplamente investigado, o fracasso escolar é multifacetado e não encontra explicações definitivas em nenhuma abordagem isolada. O fracasso escolar reflete problemas estruturais que demandam uma análise sistêmica e ações que considerem as diversidades dos estudantes, reafirmando o direito de todos à educação de qualidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Políticas de educação superior, ciência e tecnologia no Brasil pós Constituição Federal de 1988(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Pereira, Gercina Rodrigues; Vazquez, Daniel Arias; Brelàz, Grabriela de; http://lattes.cnpq.br/5241645954064212; http://lattes.cnpq.br/2366516791006291; https://lattes.cnpq.br/6758016325745955O presente trabalho de conclusão de curso procurou identificar as políticas públicas de Ciência e Tecnologia (C&T) e de expansão da educação superior no Brasil, considerando também o seu financiamento com foco nas instituições de ensino superior (IES) públicas e na sua produção em Ciência e Tecnologia. Para tanto, faremos uma breve digressão histórica, desde a Constituição de 1988, em torno da evolução das políticas públicas voltadas às IES públicas com foco em C&T para então aprofundar no seu financiamento, considerando aspectos políticos, sociais e macroeconômicos que impactaram diretamente a consolidação de tais políticas. Será feita uma análise sobre política pública e o seu ciclo (KINGDOM, 2001; SECCHI, 2020) para então apresentar uma linha do tempo destes cerca de 35 anos. Uma vez identificadas as políticas, será realizada a análise da evolução do orçamento da União destinado às políticas de financiamento de C&T no âmbito das universidades públicas, nos anos após a promulgação da Constituição Federal de 1988, de acordo com os valores liquidados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) ajustados pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA – IBGE). Na construção da linha do tempo destas políticas públicas, serão considerados os aspectos relacionados às crises e impactos causados pelas políticas de contingenciamento do gasto público, como, por exemplo, a PEC-241/2016 que traz impactos negativos na manutenção das IES públicas e no desenvolvimento científico no Brasil.