Navegando por Palavras-chave "Universidades e faculdades"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Guia prático para a análise de dados: Censo da Educação Superior e ENADE(SoU_Ciência, 2023-06-13) Martins, Thaís Cavalcante; Serrano, Antônio Guerreiro Silva; Migliori, Ecila Alves de Oliveira; Musa, Daniela LealO "Guia prático para a análise de dados: Censo da Educação Superior e ENADE" é uma referência sobre ferramentas computacionais que podem servir como facilitadoras para a utilização dos dados disponibilizados pelo Centro de Estudos SoU_Ciência. O seu foco, portanto, está na recomendação de ferramentas, software e na linguagem de programação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mapeamento de competências dos servidores técnico-administrativos do departamento de administração do campus São Paulo - UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09-30) Tamada, Rosane Cristina Piedade [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No âmbito das universidades federais, a Lei nº 11.091/05 que reestrutura o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, determina que a Progressão por Mérito Profissional deve estar baseada em programa de avaliação de desempenho. Os Decretos Federais nº 5.825/06 e nº 7.133/10 vieram regulamentar a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e estabelecem que os critérios e fatores devem refletir as competências do servidor, aferidas no desempenho individual das tarefas e atividades a ele atribuídas. Este trabalho teve como campo de estudo o campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que não possui ainda um programa formal de avaliação de desempenho. O objetivo foi mapear as competências dos servidores lotados no Departamento de Administração, através da aplicação do instrumento de autoavaliação proposto por uma Comissão de Avaliação de Desempenho, da análise da autoavaliação de desempenho dos servidores, da identificação das lacunas nas competências necessárias para o desempenho das atividades destes colaboradores e da complementação da matriz de competências do instrumento de avaliação de desempenho. O instrumento proposto foi constituído pelos 5 fatores mínimos e obrigatórios e pelos 5 fatores opcionais estabelecidos na Orientação Normativa nº 07/2011, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Para cada fator ou competência foram descritos os referenciais de desempenho esperado dos servidores. A primeira parte do questionário apresentou questões para conhecer o perfil dos respondentes. A segunda parte do questionário apresentou os 27 comportamentos ou desempenhos esperados, para os quais foi utilizada uma escala de medição intervalar do tipo Likert, de 5 pontos, sendo: 1 - raramente; 2- às vezes; 3- frequentemente; 4- sempre e 5- acima do esperado. No final do formulário foram incluídas 2 perguntas abertas para permitir a inclusão de outras competências que os servidores julgam importantes para melhorar seu desempenho no trabalho e eventuais sugestões. A coleta de dados foi feita através da disponibilização do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e do questionário na ferramenta Google Docs®, após a aprovação do Projeto de Pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa da Plataforma Brasil. Foram respondidos 25 questionários. A maioria dos respondentes era do sexo masculino, com idade a partir de 41 anos, casados, com tempo de casa de até 10 anos, com nível escolar de PósGraduação e lotados em cargos de nível médio de Assistente em Administração. As médias das respostas foram altas, ou seja, os respondentes se autoavaliaram positivamente em todos as competências. Houve apenas correlação entre a competência ?capacidade de autodesenvolvimento? e a escolaridade dos servidores, uma vez que os de nível superior responderam negativamente em maior frequência para participação em capacitações do que os entrevistados com ensino médio ou pós-graduação. As menores médias foram observadas nas competências ?capacidade de autodesenvolvimento?, ?conhecimento de métodos e técnicas? e ?flexibilidade às mudanças?. Os servidores ressaltaram a necessidade de aprimoramento da competência ?conhecimento de métodos e técnicas? principalmente com relação aos processos de trabalho, dos sistemas de informação corporativos da UNIFESP e de gestão do Governo Federal, além de conhecimento sobre o funcionamento da Instituição como um todo. As principais sugestões foram relacionadas ao aprimoramento das práticas de gestão de pessoas, dos processos de trabalho, ao apoio da gestão e às necessidades de capacitação.