Navegando por Palavras-chave "Tratamentos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os 100 anos da insulina e novos tratamentos para o diabetes mellitus tipo 2(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Silva, Thayna do Carmo [UNIFESP]; Caperuto, Luciana Chagas [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0144465590218939Dados globais e locais dão conta do aumento contínuo dos casos de Diabetes Melittus (DM) no mundo e em nosso país, que provocam gastos gigantescos, diretos e indiretos, no sentido de controlar seus efeitos. Na presente pesquisa, buscamos conhecer a definição da doença, os principais aspectos relacionados a ela, principais fatores que a provocam, a importância de um diagnóstico prematuro, os diversos tipos e como se caracterizam. Também buscamos conhecer aspectos relacionados ao histórico da doença, como seu surgimento e desenvolvimento os principais tratamentos atuais e as perspectivas de tratamentos futuros. A partir da consulta à literatura, e também a dados de institutos de pesquisa, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alguns aspectos ficaram evidentes, tais como sua relação com a idade, com o estilo de vida, com alimentação inadequada, demonstrando que mudanças podem ser feitas no sentido de evitar a doença e melhor controlar seu impacto e os efeitos sobre a população.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fisiopatologia da menopausa e o manejo terapêutico dos seus sintomas associados(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-26) Braz, Naomi Matsura [UNIFESP]; Telles, Monica Marques [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8143359335123923; http://lattes.cnpq.br/4202281074464071A menopausa, um processo fisiológico que marca o final da fase reprodutiva feminino. Sua ocorrência é determinada quando há pelo menos 12 meses seguidos de amenorreia decorrente da exaustão folicular completa, significando o fim da capacidade de reprodução da mulher. A transição entre a perimenopausa até a menopausa, pode durar meses ou até mesmo de 4 a 6 anos. Neste período, a mulher passa por diversas mudanças hormonais, como a diminuição dos níveis de estradiol e aumento de hormônio folículo estimulante (FSH), que levam à ocorrência de sintomas fisiológicos, principalmente suores noturnos e ondas de calor, alterações emocionais do tipo depressão e/ou ansiedade, sobrepeso/obesidade, entre outros. Tendo em vista os diferentes aspectos que podem afetar a qualidade de vida da mulher no período de transição perimenopausa, o presente estudo tem como objetivo abordar e revisar a literatura sobre as opções farmacológicas disponíveis para o manejo dos diversos sintomas associados ao processo fisiológico da menopausa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Novas terapias para a ptta (púrpura trombocitopênica trombótica adquirida)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-20) Yama, Juliana Sayuri Ishikawa [UNIFESP]; Fonseca, Fernando Luiz Affonso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6772382797320564A Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) é uma doença rara e fatal, se não for diagnosticada e tratada precocemente. É caracterizada pela presença de multímeros do fator de von Willebrand, ocasionando seu acúmulo e, consequentemente, a agregação plaquetária. É ocasionada devido à deficiência em uma enzima sintetizada no fígado, a ADAMTS13. A literatura possui um amplo consenso acerca da urgência de um reconhecimento breve ou imediato para obter sucesso no tratamento da doença. Este trabalho teve como objetivo apresentar os avanços alcançados com os tratamentos para a púrpura trombocitopênica trombótica adquirida no período de 2016 a 2024 e avaliar as vantagens e possíveis desvantagens da sua utilização. Uma revisão sistemática de artigos científicos resultou em 14 artigos encontrados em inglês que descreveu dois novos medicamentos: o rituximabe e o caplacizumabe. Os estudos avaliaram a eficácia, segurança e protocolo de utilização destes medicamentos no tratamento da doença e ambos apresentaram boa performance tanto para o tratamento, quanto para redução de tempo de internação e refratoriedade. Bem como o custo benefício da utilização destes medicamentos.