Navegando por Palavras-chave "Transtorno autistico"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Habilidade de imitação em crianças do Transtorno do Espectro Autista com diferentes formas de apresentação de estímulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-20) Souza, Aline Cristina Rocha Fiori de [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6591561982003926; http://lattes.cnpq.br/6031505433284024; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar a habilidade de imitação de crianças com Transtorno do Espectro Autista em diferentes formas de apresentação de estímulo e suas correlações com a linguagem, nível intelectual e comportamentos adaptativos. Método: A amostra foi constituída por 31 crianças com TEA com a média de idade de 61,60 meses (2692 meses), sendo 23 do sexo masculino e 8 do sexo feminino. As crianças foram diagnosticadas por equipe multidisciplinar de acordo com os critérios de diagnóstico do DSM5 (APA, 2013) e CID10 (OMS, 1998). A partir da Prova de Imitação (Takiuchi, BefiLopes, 2000) composta por esquemas gestuais simples e sequenciais, foram acrescidas 9 ações simples e 4 sequenciais, totalizando 18 ações simples e 8 sequenciais. O conjunto de ações foi agrupado por sorteio para apresentação ao vivo ou na tela. Resultados: Observou-se melhor desempenho em tarefas de imitação motoras com objetos em atividades cotidianas apresentas ao vivo. As tarefas de ações simples foram facilitadoras independente da forma de apresentação. Além disso, foi observado correlações diretas entre a habilidade de imitação e nível intelectual e linguagem. Não foi observado correlação entre a habilidade de imitação e comportamentos adaptativos. Conclusão: Todos esses achados fazem refletir sobre a necessidade da avaliação fonoaudiológica valorizar a análise minuciosa das habilidades de imitação, de forma a complementar a caracterização de habilidades de atenção compartilhada, reciprocidade social e linguagem receptiva e expressiva.