Navegando por Palavras-chave "Tracie"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise decolonial a partir de Tasha e Tracie(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Nogueira, Gabrielly Rech [UNIFESP]; Arruda, Daniel Péricles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2377455944784166; http://lattes.cnpq.br/0741382201927288; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar o pensamento decolonial, ou seja, apresentando uma análise de como essa perspectiva crítica pode ser aplicada no contexto brasileiro. Para isso, o presente estudo baseou-se na pergunta norteadora a seguir: Como as produções de Tasha e Tracie podem contribuir para pensar sobre o colonialismo atualmente? E as seguintes hipóteses: a) Trazem a partir de uma linguagem artística e periférica o assunto do decolonial para sociedade. b) Colaboram para o entendimento da história desse tema. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa de caráter qualitativo e na modalidade bibliográfico e documental, apoiou-se na literatura acerca da categoria decolonial e nas músicas e nos textos das rappers Tasha e Tracie – mulheres negras e periféricas da Zona Norte da cidade de São Paulo – explorando como suas obras artísticas abordam e interligam temas cruciais, como o genocídio da população negra, a disputa/conquista do ouro no período colonial e o feminismo negro. É importante dizer que ao utilizar o pensamento decolonial, como uma estratégia analítica, fica evidenciado que as produções artísticas e os escritos das rappers revelam e criticam a continuidade da colonialidade na sociedade brasileira contemporânea, destacando a relevância da população negra e da cultura hip-hop na resistência dessa estrutura exploradora e violenta.