Navegando por Navegando por Palavras-chave "Tina Modotti"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Fotomontagem De John Heartfield E Tina Modotti: Produções Artísticas Na Imprensa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-14) Felden, Adriana [UNIFESP]; Araujo, Virginia Gil [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Research Analyzes The Works Of John Heartfield And Tina Modotti Who Used Photography As A Means Of Artistic And Political Expression. He Was German, Dadaist And Lived In Berlin. She Was Italian, Precursor Of Modern Mexican Photography, Who Lived In The American And European Continents. Heartfield Was Part Of The Artistic Historical Vanguards While Modotti Was Influenced By Them. Both Used Photomontage As A Strategy For The Diffusion Of Socialist And Revolutionary Discourse. Inspired By Daily Life, They Produced Critical Works Published In The Press Of The Time. John Heartfield Was Editor Of The Arbeiter Illustrierte Zeitung - Aiz Magazine, In Germany. Tina Modotti Was Editor And Photographer Of Mexican Folkways Magazine And The Newspaper El Machete In Mexico City. Each In Its Own Way Sought To Transform The Reality In Which It Lived Through Conflict And Through Art. Two Artists With Different Life Trajectories And Cultures, But With Similar Ideals, Whose Works Dialogued With Each Other.Various Routes With
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sob as lentes das Revoluções: uma análise comparada da fotografia de Tina Modotti (México, 1923-1930) e Alberto Korda (Cuba, 1959-1968)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-19) BARBOSA, Vinicius Lourenço; VILLAÇA, Mariana Martins; http://lattes.cnpq.br/9020046743817649; http://lattes.cnpq.br/4693542207027395Esta pesquisa analisa comparativamente um conjunto de fotografias realizadas por Tina Modotti (México, 1923-1930) e Alberto Korda (Cuba, 1959-1968), durante os contextos históricos marcados pelos impactos das Revoluções Mexicana e Cubana, refletindo sobre as respostas visuais encontradas por ambos frente a dilemas comuns, como o papel da fotografia em cada processo, a representação popular e de seus líderes e a construção de imagens icônicas e suas relações com as políticas culturais dos governos e dos Partidos Comunistas destes países. Ambos os fotógrafos iniciaram suas carreiras fora do campo político e passaram a encampar, cada um a seu modo, os discursos sobre as transformações decorrentes das revoluções, experimentando um gradual engajamento político e dialogando com a publicidade, o fotojornalismo e as vanguardas, assumindo elementos de experimentalismo artístico. Deste modo, a comparação histórica de suas fotografias e trajetórias nos permite compreender o lugar ocupado pela fotografia de caráter social em duas importantes revoluções latino-americanas.