Navegando por Palavras-chave "Teses e dissertações"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O aluno do ensino médio na produção acadêmica brasileira (1984-2023)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Ferreira, Murilo Henrique; Novaes, Luiz Carlos; http://lattes.cnpq.br/9928675880574257Este trabalho tem como objetivo geral investigar a participação do estudante do ensino médio, como sujeitos no processo de investigação, nas produções de dissertações e teses dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil, sob a hipótese de que esses estudantes são invisibilizados pelos pesquisadores ao tratarem do ensino médio e/ou da escola do ensino médio. Ademais, também nos propomos a identificar e debater as temáticas mais discutidas pelas teses e dissertações, como, também, observar como a categoria “juventude” é mobilizada dentro pós-graduação em Educação. Nesse sentido, sendo orientados pelas contribuições de Cellard (2008) e Franco (2005), nossa investigação se pautou na análise documental, com uma coleta minuciosa dos dados a partir das teses e dissertações cadastradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período de 1984 a 2023. Para a composição do corpus documental utilizamos três critérios de delimitação de pesquisa, tendo como finalidade encontrar os documentos que tivessem a participação do estudante do ensino médio presente na elaboração do trabalho. Como fundamentação teórica, a pesquisa adotou como referencial a teoria do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1989), com destaque para os conceitos de “hierarquia de posições” e “linguagem autorizada”. A análise dos documentos recolhidos demonstrou que o estudante do ensino médio pouco tem participado da produção de dissertações e teses em programas de pós-graduação em Educação, bem como foi possível observar o comportamento da categoria “juventude” e a identificação das temáticas discutidas, contemplando assim os objetivos propostos pela pesquisa.
- ItemRestritoCoordenação Pedagógica no Brasil: por uma proposta arqueológica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-25) Niero, Ana Carlota Vieira [UNIFESP]; Sá, Rubens Lacerda de [UNIFESP]; Seccato, Mariana Guedes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7930368889825482; http://lattes.cnpq.br/5220477053711608; https://lattes.cnpq.br/6672950486631386Considerando que algumas pesquisas sobre coordenação pedagógica , as quais se dedicaram a compreender a construção da identidade profissional da coordenadora, sua atuação envolvendo o acompanhamento da prática docente, a participação na gestão escolar e o cuidado para não se envolver em questões de organização da escola que fogem à sua alçada, bem como a ausência, muitas vezes, de preparo específico, este trabalho pretende desenhar um panorama dos estudos de mestrado e doutorado desenvolvidos no Brasil acerca da coordenação pedagógica em educação básica. Para tanto, pretende-se como objetivos específicos: 1. identificar as dissertações e teses que pesquisaram sobre coordenação pedagógica na educação básica no Brasil , disponíveis na plataforma Dados Abertos da Capes; 2. organizar os dados coletados sobre coordenação pedagógica na educação básica tendo como base elementos da Metodologia Arqueológica de Dados; 3. identificar os principais interesses dos pesquisadores e pesquisadoras sobre coordenação pedagógica na educação básica; 4. identificar as regiões do Brasil nas quais são realizadas mais pesquisas sobre coordenação pedagógica na educação Básica e 5. identificar as possíveis lacunas nesse panorama de pesquisa. Desse modo, utilizei a Metodologia Arqueológica dos Dados (Sá, 2023) inspirada na Teoria Fundamentada para a organização dos dados que, posteriormente, foram analisados a partir da teoria de Bakhtin e Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa do tipo básica, de abordagem mista, pois combina elementos da pesquisa quantitativa com a qualitativa, a qual, por ser uma pesquisa exploratória e documental, teve seus dados coletados no portal Dados Abertos Capes. Das 348 pesquisas selecionadas a partir das palavras-chave coordenação pedagógica, coordenador pedagógico, orientação educacional e orientador educacional, realizei um recorte e escolhi 12 textos que correspondem à produção acadêmica de 6 pesquisadores, os quais estudaram sobre coordenação pedagógica no mestrado e no doutorado. A partir desse recorte inicial, surgiram as seguintes categorias: identidade profissional, educação inicial e continuada, atuação e desafios da coordenação pedagógica. Posteriormente, as análises dos dados apontaram para o fato de que é necessário e imprescindível que os governos se dediquem a melhorar as condições de trabalho dos profissionais da educação e aqui, particularmente, dos que desempenham a função de coordenação pedagógica. Percebi, em algumas pesquisas, certa contradição entre o discurso proferido pelos pesquisadores e o que a pesquisa realmente demonstra. É, também, possível inferir que alguns pesquisadores estão tão envolvidos numa lógica neoliberal que, mesmo utilizando teóricos mais progressistas em seus textos, acabam reproduzindo discursos diferentes ao longo da pesquisa.