Navegando por Palavras-chave "Teoria histórico-culturak"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Comunicação não violenta: análise de sua eficácia na solução de conflitos em sala de aula(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Abreu, Paloma Santos; Abreu, Claudia Barcelos de Moura; ABREU; http://lattes.cnpq.br/3114393461757020Este trabalho busca compreender de que maneira a Comunicação Não-Violenta — abordagem comunicacional elaborada pelo psicólogo Marshall Rosemberg — pode contribuir para a diminuição do desconforto, agressividade e constrangimento estabelecido entre professores e alunos em sala de aula. Será preciso, primeiro, discorrer brevemente sobre como essa relação foi construída ao longo da história para, depois, sublinhar os conceitos sob os quais este método foi erguido e, por fim, como será possível aplicá-lo em ambientes escolares. Há de se considerar, também, de que maneira outros agentes pedagógicos podem se beneficiar do exercício da CNV. Os entraves da comunicação entre professores e alunos não serão tratados do ponto de vista da indisciplina — normalmente imputada aos alunos —, mas do poderio do educador em, muitas vezes, estabelecer os próprios limites para a prática educativa e como as práticas coercitivas podem antes levar ao desinteresse e, em casos mais severos, ao trauma ou à evasão escolar e como essas formas de violência possuem um lastro histórico-cultural que as valida.