Navegando por Palavras-chave "Teoria fundamentada"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade em Atenção Primária à Saúde: uma avaliação de padrões internacionais de acreditação e sua aplicação ao SUS(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27) Teixeira, André Matsushima [UNIFESP]; Demarzo, Marcelo Marcos Piva [UNIFESP]; Mello, Guilherme Arantes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1623699393928200; http://lattes.cnpq.br/9242996936416312; http://lattes.cnpq.br/6468683068001510Objetivo: Discutir o conceito de qualidade desejado para a atenção primária do SUS, num horizonte de evolução para as próximas décadas do século XXI, a partir da observação e análise de seis padrões de acreditação de serviços de atenção primária à saúde adotados mundialmente, contextualizados à realidade do SUS. Métodos: Através de pesquisa exaustiva na literatura, foram identificados 22 padrões de acreditação voltados a APS, dos quais foram selecionados, segundo critérios de disponibilidade de documentação, língua em que foram escritos e efetivo foco na APS, 6 padrões para estudo aprofundado. Seguindo o método das comparações constantes (grounded theory), um total de 15 entrevistas com gestores, especialistas e pesquisadores inseridos no setor de saúde, somando mais de 20 horas de diálogo sobre o tema foram realizados de forma concomitante com a leitura e codificação dos manuais dos padrões de acreditação selecionados. Categorias e subcategorias analíticas detalhadas foram extraídas dos manuais e das entrevistas, formando uma visão consistente da qualidade esperada pelos usuários de sistemas de saúde ao redor do mundo, bem como sua aplicação à realidade presente e futura do SUS. Ao longo da pesquisa, as observações foram continuamente confrontadas e entrelaçadas com o objetivo de formar uma teoria coerente e abrangente sobre o tema. Resultados: A partir da análise das observações realizadas, propõe-se uma estruturação do tema ao redor de dois polos, a aspiração da sociedade por um sistema eficaz, eficiente e transparente; e o papel do Estado como promotor de parcerias e parceiros de qualidade. Conclusões: A introdução de um ou mais esquemas de acreditação de qualidade na APS do SUS, se criados e avaliados por entidades isentas e de alta credibilidade, tem o potencial de suportar a reorganização do sistema em torno de um processo de melhoria de qualidade, englobando tanto os aspectos de Processo, Estrutura e Desfecho, como a eficiência do sistema, sua transparência e a qualidade da parceria e dos parceiros, possivelmente induzindo inovação e evolução na prestação dos serviços e de sua gestão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing(Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008-01-01) Ikeda, Ana Akemi [UNIFESP]; Bacellar, Fátima Cristina Trindade [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); IBMEC/RJTeaching profession challenges are huge and plentiful bringing pressure came from many sources. The aim of this study, exploratory and qualitative, is to raise the perspective of Marketing professors regarding the way they face their students at different levels: undergraduate and graduated students. The method of data collection was individual in-depth interviews and the method for works conduction and data analysis was the grounded theory. The study concludes that those who teach to all levels tend to prefer master/doctoral students followed by students of college level. At the same time, there is a negative reaction to the way professor evaluations are made and presented to students, although the practice itself is approved by the interviewees. Finally, grounded from interviewees' reports, the implementation of Marketing philosophy and concepts into the classroom is suggested.