Navegando por Palavras-chave "Teoria da contabilidade"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise comparativa da implantação das normas internacionais de Contabilidade entre Brasil e Portugal(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Contreiras, André Raimundo [UNIFESP]; Fernandes, Francisco Carlos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3472801221490632; http://lattes.cnpq.br/6824999381029660Este trabalho objetiva coletar a percepção dos pesquisadores sobre a eficiência e os resultados do processo de implementação das normas internacionais no Brasil e em Portugal. Contextualiza os processos ocorridos em cada país e detalha a teoria que tange as normas atuais. Através de uma pesquisa fundamental cujo procedimento é bibliográfico, analisa 25 trabalhos científicos. Separado nos temas: divergência entre os países, mudança quanto à elaboração e para os usuários finais das demonstrações financeiras. Observou-se o aspecto fiscal como uma característica divergente entre o Brasil e Portugal, gerando mais custos para o país lusitano. Quanto à elaboração foram encontrados despreparos para aplicação nos dois países e não aplicação integral das normas no Brasil, assim como, mudanças organizacionais neste. Nas consequências para os usuários se constatou a similaridade de mudanças nos valores das contas patrimoniais e de resultado. A percepção do elaboradores apresentou concordância na melhora da qualidade das informações financeiras. Considerando o conservadorismo no Brasil, apesar de divergências entre os autores, a maior parte concordou com a diminuição após a adoção das normas internacionais. Analisando o gerenciamento de resultados, obteve-se inconclusão para Portugal e evidências para efeito restritivo no gerenciamento de resultados no Brasil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)ChatGPT: uma análise crítico-empírica para o ensino de teoria da contabilidade(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-07) Nunes, Larissa da Conceição [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573O ChatGPT parece ser uma das ferramentas mais promissoras de IA. No campo de ensino das Ciências Contábeis, foi publicada a Resolução CNE/CES Nº 1, de 27 de março de 2024 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Na proposta da DCN, consta o desenvolvimento de competências vinculadas ao que se conhece como soft skills, mais ligadas à atuação profissional do que à parte técnica propriamente dita. Dentre elas, o estímulo ao pensamento crítico (Brasil, 2024). Considerando, a emergência da tecnologia, aqui especialmente a IA, e sua preponderância na nova DCN, bem como a necessidade de inserção adequada de novas ferramentas tecnológicas aos processos de ensino, o presente artigo tem por objetivo verificar a contribuição do uso do ChatGPT para o ensino de Teoria da Contabilidade. Por apresentar uma carga teórica e conceitual, a disciplina de Teoria da Contabilidade é uma das vertentes mais apropriadas dentro das Ciências Contábeis para desenvolver a competência relacionada ao pensamento crítico.