Navegando por Palavras-chave "Tempo presente"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-30) Chirilã, Andrei [UNIFESP]; Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2793775444686758; http://lattes.cnpq.br/4842785042362748Esta dissertação tem como seu cerne analisar o papel do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez como construtor de uma memória a respeito do desbunde e da atuação homossexual a partir do olhar do presente, buscando pensar os entrecruzamentos entre a memória individual e coletiva, e as demandas por representatividade por parte da comunidade LGBTQIA+ como os eixos que estruturam a narrativa fílmica. Considerando o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e produto voltado à ampla circulação e consumo, almeja-se compreender como esse fator, aliado aos procedimentos técnico-estéticos que compõem a linguagem cinematográfica, constrói um enquadramento do passado caracterizado pela leitura teleológica da atuação dos Dzi Croquettes. Tal leitura confere um papel de agente catalisador de transformações culturais e de concepção de gênero e sexualidade ao grupo, apontando-o como precursor de um movimento homossexual organizado, quando não era o caso. De tal maneira, pensando o documentário como produto de uma conjuntura marcada pela ascensão de minorias sociais no espaço público e de um processo coletivo de tentar compreender o período da ditadura civil-militar, busca-se apreender como a fonte reflete essas duas preocupações e busca inseri-las na sua narrativa, visando estabelecer um elo de comunicação com as demandas do tempo presente. Desta forma, ao analisar o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e como esse fator influencia o enquadramento do passado e o papel da indústria cultural no contexto da ditadura civil-militar, objetiva-se compreender como o processo de construção da memória e (re)significação do passado se efetua e também o que é incluído e excluído neste processo.