Navegando por Palavras-chave "Telehealth"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da colaboração nos Grupos de Interesse Especial (SIG) da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-10-03) Brito, Thiago Delevidove de Lima Verde [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2841925497526792; http://lattes.cnpq.br/9045631908477586; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: O objetivo desta pesquisa é analisar a colaboração nos Grupos de Interesse Especial (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) considerando a produção em comunicação, cooperação e coordenação (3C) existente em suas práticas de telemedicina e telessaúde. Métodos: A primeira etapa considerou analisar o crescimento dos SIGs por meio de análise documental dos relatórios gerenciais. A segunda etapa considerou analisar a colaboração na RUTE por meio dos SIGs e suas instituições participantes. A terceira etapa considerou classificar os SIGs em grupos homogêneos a partir de dados da produção em 3C oriundos dos relatórios gerenciais e de inquérito com coordenadores dos SIGs. Resultados: Representação do crescimento dos SIGs na RUTE passando de 8 grupos ativos em 2008 para 58 em 2015 e de inscrições cumulativas de unidades e instituições RUTE de 96 para 1814 nos respectivos anos, com destaque para o aumento significativo nos dois primeiros anos da análise de 250% de SIGs e 326% de inscrições. Representação da rede de colaboração presente na RUTE por meio dos SIGs e suas 380 instituições participantes e a classificação dos SIGs em três grupos homogêneos: grupo da colaboração emergente, da colaboração em desenvolvimento e colaboração plena. Conclusão: O crescimento da colaboração na RUTE e nos SIGs verificado nas análises é significativo, apontando uma evolução positiva para a RUTE quanto ao interesse, participação e divulgação de ações em telemedicina e telessaúde no país.
- ItemSomente MetadadadosDisciplina Optativa Telessaúde da Universidade Federal do Tocantins como prática educativa inovadora(Universidade Federal de São Paulo, 2015) Filgueira, Michelle de Jesus Pantoja; Ferreira, Beatriz Jansen; http://lattes.cnpq.br/2401449110051240; http://lattes.cnpq.br/3354329820755952This research analyzed the conceptions, expectations and experiences of the teachers, students and medical residents, forefront of the pedagogical proposal of the optional discipline Telehealth from the Medicine´s course of the Federal University of Tocantins, like an innovative strategy of training human resources in health. To reach the proposed objectives was used a methodology qualitative and quantitative through exploratory and descriptive study, using document analysis, case study and an attitudinal perception instrument like Likert, that was applied to teachers, preceptors and students of health courses (medicine, nursing and nutrition), journalism and computer science at the Federal University of Tocantins who attended the optional discipline Telehealth in the period 2011 to 2014. 30 instruments were distributed, with 28 statements each, randomized for five dimensions: the optional discipline telehealth as a stimulator of curriculum innovation program; the optional discipline telehealth as health management tool qualifying (care networks); the optional discipline telehealth as contributory tool in the medical setting in Tocantins; the optional discipline telehealth as contributory tool in the strengthening of Continuing Health Education; the optional discipline telehealth as a stimulus tool inter professionalism. No proposition had been lost in the validation process on dispersed, showing a great validation of content. The reliability was tested by the Spearman – Brown´s formula using the test-retest method with R = 0,97, by the test homogeneity with p-value 0,032 and ANOVA with p-value 0,059, which sets great statistical density for the founded results. All dimensions were in the comfort zone. The data analysis allows the support that innovative aspects have been found in the construction and development from said subject such as: assertiveness in the choice of contents, proper use of teaching and learning active methodologies well as the TIC´s. Some difficulties have been identified as insufficient number of teachers, low participation of preceptors pointing to the need to improve the teaching-service integration and lastly any difficulties in connectivity. This study provides subsidies for advances in the discipline in the light of the principles of pedagogical innovation, meaningful learning and inter professionalism.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A segunda opinião formativa no telessaúde como instrumento de educação permanente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-11-22) Amaral Filho, Ricardo César Garcia [UNIFESP]; Cury, Geraldo Cunha [UNIFESP]; Ferreira, Beatriz Jansen [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2401449110051240; http://lattes.cnpq.br/8549042401745999; http://lattes.cnpq.br/8748818546980125; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Programa Nacional de Telessaúde - Atenção Primária à Saúde (www.telessaude.org.br) é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como principal objetivo proporcionar apoio mediante o intercâmbio de conhecimentos e informações especializadas aos profissionais que atuam na rede de atenção básica à saúde (médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde e outros), integrantes da Estratégia Saúde da Família. Essa ação visa diminuir os gastos com saúde por meio da atualização profissional, da redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e da oferta de atividades de prevenção de doenças, combinando conhecimentos produzidos nos mais importantes centros universitários do país aos mais recentes avanços das tecnologias de comunicações e de informática necessárias para promover a integração e a valorização dos profissionais de saúde. O presente estudo teve como objetivo estudar a efetividade do TELESSAÚDE da Universidade do Estado do Amazonas como ferramenta de educação permanente dos profissionais de saúde. Os dados foram coletados e analisados utilizando-se de instrumento atitudinal do tipo Likert (Likert, 1993) aplicado aos profissionais que demandaram segunda opinião ao TELESSAÚDE do Estado do Amazonas. Este estudo demonstrou que o Programa Telessaúde atende aos eixos da formação bem como na adequada democratização das relações de trabalho dos profissionais de saúde na atenção básica do SUS no Estado do Amazonas. Em menor medida, mas, ainda dentro de uma zona de conforto, também contribui para a qualificação e alocação de médicos, enfermeiros e odontólogos em regiões mais distantes.