Navegando por Palavras-chave "Teatro brasileiro"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cia do Caminho Velho: contribuição para o estudo da sensibilidade e da palavra(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-26) Sousa, Daiane Sousa e [UNIFESP]; Jardim, Marta Denise da Rosa; Lopes, Mariana Conde Rhormens; http://lattes.cnpq.br/6328741658362694; http://lattes.cnpq.br/2834185689970646; http://lattes.cnpq.br/2853473690052082O presente texto apresenta uma pesquisa sobre a abordagem da Cia do Caminho Velho na exploração e experimentação da palavra na cena pós-dramática, com foco em obra apresentada em 2022. O estudo examinou em que medida a experimentação da companhia é fundamentada nos paradigmas do teatro que buscaram respostas para o descentramento do texto na pesquisa teatral contemporânea. Para isso, a pesquisa utilizou como base o livro Hierofania - o teatro segundo Antunes Filho (2010) a partir do qual o método sistematizado por Sebastião Milaré sobre o trabalho de Antunes Filho (1929-2019) estabelece pontos para a discussão da prática da Cia do Caminho Velho. O trabalho contextualiza o teatro pós-dramático a partir de Hans-Thiers Lehmann, o teatro brasileiro pós-ditadura militar a partir de Sábato Magaldi e a trajetória do encenador paulista Antunes Filho. A partir disso, discorre sobre o método e o trabalho sistematizado por Milaré, bem como sobre as relações entre esse trabalho e a pesquisa da Cia do Caminho Velho com a palavra. Por fim, exemplifica a trajetória e os processos artísticos do grupo, estabelecendo conexões entre a Sensibilidade, crucial para o trabalho artístico da Cia, a relação dessa prática com o uso da palavra e com o método de Antunes Filho. A dissertação pretende contribuir com a pesquisa teatral realizada pela Cia do Caminho Velho, estabelecendo vínculos entre o trabalho do grupo e a metodologia desenvolvida por Antunes Filho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A fuga das donzelas: um exercício de morfologia comparada(Univ Estadual Paulista-Unesp, 2016) Cerqueira, Rodrigo [UNIFESP]This paper intends to be an exercise in comparative morphology. Studying an important element of three Brazilian plays of the 19th century - the get-away scene -, it aims to demonstrate how its variations are able to make visible the symbolic solutions found by the literary form in order to deal with real social contradictions. So, it can be said that its more liberal use in Martins Pena's play, when it can be read as a sign of individual autonomy against a despotic authority, is progressively downgraded in Joaquim Manuel de Macedo's and Jose de Alencar's works, in the process of what was known as 1850's conservative reaction.
- ItemSomente MetadadadosA política invade a cena: vida teatral do Rio de Janeiro entre 1831 e 1843(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Sampaio, Josiane Nunes Machado [UNIFESP]; Oliveira, Maria Luiza Ferreira de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5124857019211378; http://lattes.cnpq.br/4870156920437316; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This project wants to continue research on the process of transforming the theater into a new political and artistic space, with the goal of making an analysis of the formation and diffusion of a theatrical life in the City of Rio de Janeiro between 1831 and 1843 in this troubled period the history of Brazil and also one of the richest and unique in terms of organization, discussion and political participation. Thus, far from the theater mean only a place of amusement, was configured as a space of political sociability, where they dramatize the daily life of the city, being one of the main leisure and as well as the press, an environment of intense power struggles, the diffusion of ideas, the desire to see and be seen, the intertwining of public and private space for the expression of gestures, actions and beliefs of the population. The theater reflected the anxieties, fears, influences and shapes the relationship of a city that was intended civilized and modern, which aimed at building a national identity and memory essential to the claim construction of the nation-state. In this context, the definitions and proposals for the formation of the Brazilian theater, and the subsequent production of the historiography of Brazilian theater until today relate to this initial development of a multifaceted political culture and the cultural ambience of the first half of the nineteenth century.