Navegando por Palavras-chave "Teaching science"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino de ciências para pessoas com deficiência visual: uma linha do tempo entre legislação e trabalhos publicados(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-22) Melo, Bruna Letícia do Ó [UNIFESP]; Souza, Renato Marcone José de [UNIFESP]; Azevedo, Maria Nizete de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7363876198229203; http://lattes.cnpq.br/8984902656508635Esta monografia aborda o tema “Ensino de ciências para pessoas com deficiência visual”, traçando uma linha do tempo que considerou legislação (1961-2020), trabalhos publicados (1995-2020) e número de matrículas em classes comuns e especiais (1995-2020), tendo como objetivo identificar se há relação quantitativa entre estes três tópicos ao longo do tempo, especificamente entre 1991-2020. Trata-se de uma pesquisa de caráter teórico que seguiu várias etapas, como: definição da linha do tempo da legislação, escolha das revistas e palavras que possibilitassem a busca de publicações no tema, pesquisa dos dados das matrículas, exposição dos dados numéricos encontrados em tabelas por ano, exposição gráfica dos mesmos dados por décadas, e, por fim, discussão e análise dos resultados obtidos. A pesquisa concluiu que há sim uma relação quantitativa entre as três áreas consideradas, e todos os gráficos são crescentes (no caso das matrículas o maior aumento é nas classes comuns), o que demonstra uma preocupação cada vez maior com a educação especial. Porém, os dados obtidos apontam que esta preocupação ainda não gerou grandes impactos nos cursos de licenciatura, o que seria muito importante para que ocorra a inclusão de fato e não apenas a inserção dos alunos com deficiência nas classes comuns.