Navegando por Palavras-chave "Teaching of mathematics"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos de matemática: uma proposta de análise(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-24) Silva, Ana Luiza Ribeiro da [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; Bertini, Luciane de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7883451343333340; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443O presente trabalho tem como tema As Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos de matemática: uma proposta de análise e buscou apresentar um estudo sobre seu uso como ferramenta para o ensino da matemática na educação básica. O objetivo principal é analisar as Histórias em Quadrinhos (HQs) presentes em livros didáticos de matemática, levando em consideração a estrutura do gênero e, também, o teórico matemático, para, além disso, pontuar as vantagens do uso desse recurso pedagógico para o processo de ensinoaprendizagem dos alunos. O uso de diferentes metodologias auxilia no trabalho do professor, contribuindo para o desenvolvimento e o pensar crítico do aluno, sendo assim, o uso dos quadrinhos é uma possibilidade que pode contribuir tornando mais prazeroso e rico o processo pedagógico. A escolha deste tema surgiu diante do contexto de rejeição que a matemática está inserida e do interesse em estudar os possíveis motivos para essa recusa, em contrapartida com a atração que esse gênero pode gerar nos alunos, visto que, as HQs vêm, há mais de um século, divertindo, informando e educando seus leitores. Porém, notouse que o recurso didático em questão não apresentou presença significativa nos livros didáticos de matemática selecionados.