Navegando por Palavras-chave "Teaching mathematics"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Teorema de Bayes: uma proposta para o ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-18) Reis, Saulo Cavalcante dos [UNIFESP]; Teles, Renato de Sá [UNIFESP]; Ferreira, Anderson Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4040823794067327; http://lattes.cnpq.br/2218500317192746; http://lattes.cnpq.br/5464401425905236Esta dissertação de mestrado objetiva apresentar uma proposta de ensino do Teorema de Bayes para alunos do ensino médio, tendo em vista o cumprimento de algumas competências a serem desenvolvidas nesses alunos segundo a BNCC. Antes de expor o teorema, uma história contemplando a origem e o desenvolvimento do teorema é apresentada de modo não-exaustivo, focando em personagens sem os quais o teorema não seria concebido como método sistemático de busca de conhecimento, ou sem os quais também não se poderia enxerga-lo como parte da matemática aplicada. Segue-se daí uma formalização teórica da probabilidade, fornecendo bases para os últimos dois capítulos. Primeiro, para que o experimento mental originário de Thomas Bayes seja corretamente compreendido e, segundo, mostrar duas propostas de ensino do teorema: facilitar a descoberta de informações faltantes ou desconhecidas na resolução de problemas da probabilidade, e também enquanto método de evitar vieses de julgamento probabilístico em situações da vida real.