Navegando por Palavras-chave "Teaching english"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inéditos viáveis no ensino de educação ambiental como tema transversal: reflexões acerca da práxis pedagógicas nas aulas de língua inglesa em escolas públicas de Cubatão (SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Marins, Rayssa Pereira; Neiman, Zysman [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6435341856481082; http://lattes.cnpq.br/4287747600244926O presente estudo se propõe a refletir sobre a importância da Educação Ambiental (EA) como tema transversal que pode e deve ser abordado em quaisquer disciplinas da Educação Básica, especialmente nas aulas de Língua Inglesa. Usando do conceito cunhado por Paulo Freire sobre ‘inéditos viáveis’, busca-se, como objetivo geral, analisar duas aulas de inglês ministradas em duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental I em escolas públicas de Cubatão, as quais abordaram como conteúdo o ecossistema manguezal partindo da leitura de um capítulo do livro Children’s Amazon, versão em inglês da obra Amazônia das Crianças do fotógrafo Araquém Alcântara, com textos de Morris Kachani e Zysman Neiman. A metodologia utilizada para tal análise é qualitativa e de cunho autoetnográfico, levando em conta o relato de experiência da pesquisadora como mediadora das aulas. As linhas teóricas que tecem tal estudo são ancoradas em autores que abordam temas pedagógicos e da Educação Ambiental.