Navegando por Palavras-chave "Teacher knowledge"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Episódios formativos de um professor de ciências negro(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-01) Nascimento, Cássio Alberto [UNIFESP]; Rangel, Flaminio de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8458202307511602; http://lattes.cnpq.br/9038022213972451Este trabalho apresenta a história do caminho formativo de um estudante negro tendo como objetivo entender o processo de formação de um professor de Ciências no curso de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo. O relato traz uma elevada densidade social, que conduz o leitor às estreitas passagens, intelectualmente estimulantes, que este formando teve de percorrer. Mais que um conjunto de relatos, é uma história de vida, que exige do leitor um distanciamento de seu lugar-comum. A história apresenta situações e momentos que propõem uma leitura atenta. O livro Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire, contribuiu com um eixo temático – autonomia como busca. E o livro Saberes docentes e formação profissional, de Maurice Tardif, contribuiu para compreender a junção de variados saberes que servem como ferramentas para o formando. Os relatos de formação oscilam entre fatos e análises. Ser “aluno-problema” ou ser “aluno-solução” são questões que permeiam a narrativa, deixando-nos refletir que podemos ter aquele “discente-possibilidade” – conceito elaborado com base em um outro livro, Ensinando a transgredir, de Bell Hooks.