Navegando por Palavras-chave "TDICs"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O WhatsApp como ferramenta pedagógica para o engajamento de estudantes do ensino superior com a Química(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-14) Oliveira, Cristiane Rorato [UNIFESP]; Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1848716002041734; http://lattes.cnpq.br/8272640042213382A pandemia de Covid-19 que atingiu o mundo no primeiro semestre de 2020 fez com que as muitas atividades presenciais fossem suspensas. Autoridades governamentais, seguindo as recomendações dos órgãos oficiais de saúde, instituíram o isolamento social como medida protetiva contra a disseminação do vírus. Assim, houve a necessidade de serem adotadas alternativas para a manutenção das atividades de trabalho e estudo. No contexto educacional, a adoção do Ensino Remoto Emergencial foi obrigatória nas Instituições de Ensino e, para que fosse colocado em prática, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram imprescindíveis. Apesar do aparente despreparo de professores e alunos para lidar com a situação, a tecnologia possibilitou a continuidade das atividades educacionais, favorecendo a comunicação entre professores e alunos e entre professores e gestores. Buscando facilitar ao máximo o funcionamento do ensino emergencial, essa pesquisa objetivou verificar se o uso do WhatsApp interfere no nível de engajamento dos estudantes. A escolha do aplicativo se justifica por ser gratuito, possibilitar o compartilhamento de diversos tipos de arquivos, além de chamadas de voz e vídeo, e por já ser utilizado por professores e alunos, dispensando treinamentos para seu uso. Além disso, pode ser um elemento motivador por permitir um ensino contextualizado, já que utiliza uma ferramenta que faz parte do cotidiano dos alunos. Estudantes do curso de Ciências – Licenciatura da Unifesp campus Diadema participaram da pesquisa, em grupos criados no aplicativo, nos quais foram compartilhados materiais complementares, e atividades foram sugeridas para entrega por meio do próprio aplicativo. Também foram sugeridos temas para discussões sobre assuntos abordados nos encontros síncronos, e os links para acesso a esses encontros foram compartilhados pelo aplicativo. Esclarecimentos de dúvidas também foram realizados pelo WhatsApp, possibilitando a aproximação entre o professor e os alunos. O engajamento dos alunos foi verificado a partir das interações que eles realizaram nos grupos do WhatsApp e pela participação deles nas atividades propostas. No intuito de verificar se a participação dos estudantes nas atividades propostas depende do tipo de atividade e se ela é avaliativa, algumas atividades menos tradicionais e facultativas foram sugeridas. Para investigar a opinião dos alunos sobre o uso do WhatsApp na unidade curricular trabalhada, dois questionários fechados foram enviados aos estudantes no decorrer do semestre. Os resultados encontrados demonstraram que os alunos apresentaram um engajamento satisfatório, pois os quatro aspectos do engajamento escolar foram evidenciados. Os estudantes interagiram nos grupos e entregaram a maioria das atividades propostas. As respostas aos questionários indicaram que os alunos gostaram da experiência do uso do aplicativo durante o curso, por facilitar a comunicação entre eles e o professor e por demonstrarem o desejo de que outras unidades curriculares também adotassem o aplicativo para mediação do ensino. Esperamos que essa pesquisa contribua para melhorias nas práticas pedagógicas nas modalidades de ensino a distância.