Navegando por Palavras-chave "Startup"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações de sustentabilidade adotadas pelas startups da plataforma InovAtiva à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16) Silva, Rhair Hernandez; Belo, Cháriston André Dal; Petroni, Liége Mariel; http://lattes.cnpq.br/9891000096497224; http://lattes.cnpq.br/3500651347964867O presente trabalho busca avaliar as startups impulsionadas pelo hub Inovativa Brasil sob a ótica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e assim conceituar quais indicadores de inovação e empreendedorismo estão contemplados no relatório. Para tal objetivo, foi realizado um levantamento documental e bibliográfico apresentando a definição histórica de startup, inovação, sustentabilidade, além das políticas ambientais do âmbito público e privado. Além disso, foi realizada uma pesquisa minuciosa da lista total de empresas aceleradas pelo Programa Inovativa Brasil afim de entender quais indicadores de sustentabilidade estão mais presentes nessas empresas emergentes e como a inovação intrínseca neste tipo de negócio pode estar correlacionada á sustentabilidade. A metodologia deste trabalho monográfico caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa e exploratória. A obtenção das informações foi feita a partir de dados existentes na plataforma Inovativa Brasil, e por meio de estudos indexados nas bases cientificas sobre a temática de inovação e sustentabilidade. Espera-se que os resultados do presente estudo contribuam para o entendimento histórico relacionado à inovação sustentável e o seu papel cada vez mais presente dentro do empreendedorismo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guia do empreendedorismo(Agits, 2022-06-23) Bizeto, Marcos Augusto [UNIFESP]; Silva, Sylvia Maria Affonso [UNIFESP]; Moraes, Simeão Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8149318154113564; http://lattes.cnpq.br/4744563923246405; http://lattes.cnpq.br/2160572652471910Guia de orientação para incentivar o empreendedorismo acadêmico. O e-book contém informações técnicas e conceituais direcionadas para pesquisadores que pretendem empreender com base nos resultados de pesquisas e atividades desenvolvidas na Universidade
- ItemAcesso aberto (Open Access)Insurtech como possível solução à distribuição de microsseguro no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-22) Alves, Samara da Silva Maciel [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870O microsseguro foi desenvolvido para garantir a inclusão da população de baixa renda no mercado securitário, porém alguns desafios ainda são encontrados para possibilitar essa disseminação, como é o caso da ausência de canais de distribuição efetivos para esta população. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura com base em materiais bibliográficos publicados nos últimos anos sobre o tema, analisar o mercado de microsseguro e sua possibilidade de expansão através das insurtechs. Para essa revisão, foi realizada uma busca por artigos, livros, dissertações, teses, sites, jornais e revista. Além disso, também foram usadas bases de dados da SUSEP para verificação do crescimento do mercado de microsseguro e bases da CETIC para verificação de público potencial presente no Brasil para o mercado de microsseguro via insurtechs. De acordo com os achados da literatura, os resultados obtidos nos estudos demonstram que no Brasil os segmentos disponíveis do microsseguro são restritos se comparados a outros países. Observou-se também que há um grande público potencial no Brasil que poderia aderir a produtos de microsseguro através de insurtechs, mas que até o momento, não existem comercializações acessíveis e divulgadas com essa proposta. Dessa forma, pode ser concluído que o órgão regulador deveria oferecer incentivos às seguradoras e microsseguradoras para que elas veem valor em desenvolver produtos específicos para o público de baixa renda. Hoje existe variedade de produtos caracterizados como populares, em virtude de prêmios acessíveis, mas são escassas as seguradoras com produtos personalizados à população mais carente. Após o desenvolvimento destes produtos pelas seguradoras, as insurtechs poderiam ser úteis em apoiar na comercialização e distribuição destes produtos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Metodologia DMAIC para levantamento de problemas em startups(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Santos, Alícia Conceição [UNIFESP]; Nemoto, Miriam Christi Midori Oishi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3696299629938135O número de startups tem crescido no Brasil, essas empresas, porém, enfrentam diversas dificuldades para sustentarem-se e sobreviverem ao mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Muitas vezes, por falta de viabilização dos produtos, e principalmente por um processo pouco estruturado, muitas dessas empresas encerram suas atividades muito cedo, deste modo faz-se necessário um estudo aprofundado das possíveis causas e pontos de dor nos processos, com um viés de Gestão de Qualidade e uso das ferramentas e metodologias, como a filosofia Lean Seis Sigma e o DMAIC. O presente trabalho identificou como o uso desse método tão difundido em empresas mais tradicionais pode agregar valor às startups, tomando como base uma startup de fabricação de bebidas funcionais. Com as ferramentas indicadas em cada etapa do DMAIC identificou-se diversas oportunidades de melhoria no processo, principalmente no que diz respeito à entrega do produto ao cliente final. O projeto acarretou por fim, em um roteiro do uso da metodologia que pode ser aplicado em diversas empresas, permitindo a adaptabilidade da ferramenta em prol da realidade de cada organização.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Plataforma elementar de gestão financeira para Startups de tecnologia(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Reis, Kayron I. Ribeiro [UNIFESP]; Moraes, Matheus Cardoso [UNIFESP]; Sato, Renato Cesar [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1854451408004051Nos últimos anos, tem-se observado um aumento significativo no número de startups tanto no Brasil como no cenário global, especialmente na segmentação healthcare, o que destaca a relevância e o potencial desse modelo de negócio no contexto econômico mundial. No entanto, é comum que os empreendedores de startups dediquem grande parte de seu tempo e recursos no desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços, muitas vezes negligenciando aspectos fundamentais para a sobrevivência e o crescimento sustentável da startup, como por exemplo a gestão financeira. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo principal desenvolver uma aplicação web acessível para suprir essa lacuna gerencial, fornecendo às startups uma solução eficaz e acessível para análise de dados financeiros e de inteligência de mercado, valendo-se, para tanto, de Key Performance Indicators - KPIs. A aplicação foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação Python 3.9 e o banco de dados foi organizado no formato não estruturado utilizando a ferramenta MongoDB. Para o deploy da ferramenta e disponibilização na web, foi utilizado configurações de hospedagem em diferentes plataformas a fim de determinar o formato que apresenta o melhor desempenho. Os resultados obtidos hospedando o código fonte e o banco de dados na plataforma Railway revelaram uma melhoria significativa no tempo de carregamento das páginas, evidenciando a viabilidade e utilidade da aplicação no contexto das startups, capaz de fornecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas da empresa e, por consequência, facilitando o gerenciamento eficiente das operações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Principais diretrizes para a criação da governança corporativa em uma startup no contexto de engenharia biomédica(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-18) Barbosa, Dominique Jäger [UNIFESP]; Moraes, Matheus Cardoso [UNIFESP]; Vital, Daniel Aparecido; http://lattes.cnpq.br/9953367352575096; http://lattes.cnpq.br/1854451408004051; http://lattes.cnpq.br/8208660336830601Startups são novas empresas que surgem no mercado, a partir de empreendedores com ideias inovadoras e relevantes. Muitas vezes essas novas empresas se firmam no mercado em grandes condições de incerteza. Seu investimento vem, em sua maioria, de investidores anjo e projetos de fomento para pequenos empreendedores. Uma das dificuldades para manter os investimentos e organizar as empresas é a governança corporativa. Por serem, em sua maioria, empreendedores com alto conhecimento técnico e poucos conhecimentos na área de gestão. O objetivo deste trabalho é desenvolver um tutorial simplificado de governança, a fim de auxiliar esses novos empreendedores. Esse tutorial será feito com base em quatro pilares da governança corporativa: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa. O tutorial simplificado foi chamado de “guia de governança”, onde são apresentados diferentes métodos para a organização de projetos, avaliação de funcionários e sócios e um feedback de desempenho. Todos os estudos desse material foram experimentados durante um período de estágio em uma startup de São José dos Campos, onde foi realizada uma coleta de dados e experimentação em campo. Com o material será possível organizar a área de governança corporativa e seus pilares, aplicados a startups, de forma simplificada e coerente, através de um passo a passo objetivo.