Navegando por Palavras-chave "Sports Pedagogy"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Voleibol na escola: análise de diferentes estratégias didático pedagógicas no ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-20) Silva, Evandro Lopes da [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: No Ambiente escolar, a prática do voleibol é ainda amplamente influenciada pelo modelo tecnicista. Objetivo: Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi compreender as possibilidades didático pedagógicas do ensino do Voleibol no ambiente escolar para alunos do Ensino Fundamental, no que se refere as suas estratégias e implicações no processo, que superem com as metodologias tecnicistas tradicionais de ensino. Método: Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa utilizando-se as bases de dados Lillacs, Scielo, Google Acadêmico. A pesquisa incluiu trabalhos publicados entre os anos de 2006 a 2021. Os descritores utilizados nas buscas foram: “Educação Física Escolar”, “Voleibol Escolar”, “Estratégias Pedagógicas”, “Estilos de Ensino” “Voleibol e Ensino Fundamental”. Além disso, foram considerados livros, teses e dissertações das principais bibliotecas universitárias que se correlacionavam com o tema. Resultados: Como resultados foram apresentados os principais estudos e reflexões acerca do tema nos seguintes contextos: Como é balizada a Educação Básica Brasileira; Metodologias tecnicistas no ambiente escolar; O professor e os desafios no ambiente escolar; Voleibol no Ambiente Escolar; Estratégias didático pedagógicas que rompam com as metodologias tradicionais, visando uma educação física renovadora a partir do voleibol no ambiente escolar. Conclusão: Apesar dos diversos desafios, que os professores encontram no ambiente escolar, deparamo-nos com a dificuldade de combinar diferentes fatores que dizem respeito à formação humana, sendo assim há vários desafios dentro e fora da sala de aula, que dificultam o trabalho docente, como falta de estruturas físicas compatíveis, como quadras, materiais esportivos, materiais didáticos, desafios externos como a relação e respeito dos demais profissionais do ambiente escolar, o que torna seus conhecimentos e métodos de trabalho obsoletos e ultrapassados, os condicionando a trabalhar somente em uma perspectiva tecnicista. Abordagens como o Estilo de Ensino de Muska Mosston, por ensinos menos diretivos em suas aulas, outras abordagens utilizando-se de jogos reduzidos, jogos pré-desportivos, jogos condicionados, todos acompanhados de uma reflexão coletiva para a criação e desenvolvimento das situações problemas, apresentam-se como uma excelente opção para o ambiente escolar.