Navegando por Palavras-chave "Sociossemiótica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os memes sob uma perspectiva multimodal: uma visão sociossemiótica da linguagem(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-28) Santos, Gislandia Martins dos [UNIFESP]; Batista, Maria Eugenia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0832543378873742; http://lattes.cnpq.br/7344835192909424Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma análise multimodal de um conjunto de memes replicados a partir de um meme do cartunista Genildo Ronchi, entre os anos de 2021 e 2023, grande parte deles replicados durante o período de isolamento e distanciamento em decorrência da pandemia da COVID-19, em que são considerados os modos imbricados e a construção de sentidos. Sob uma visão sociossemiótica da linguagem que entende o texto como resultado do entrelace entre prática social, contexto de cultura e uso de modos semióticos, este estudo tem como objetivos específicos a análise do meme original sob a perspectiva das metafunções representacional, interacional e composicional da Gramática do Design Visual; a investigação e discussão do modo verbal escrito, adicionado ao meme nas replicações e suas implicações para a composição visual e construção de sentido; e a análise do modo verbal escrito a partir do Sistema de Transitividade com foco nos processos a fim de identificar as experiências representadas. Essencialmente, os memes trazem em sua composição uma imagem, texto verbal ou vídeo com carga humorística, e são replicados pelos usuários da internet. Por ser um texto em destaque no atual contexto sociocultural, concebemos para esta pesquisa a investigação de aspectos multimodais, com vistas à sua possível aplicação para o ensino de leitura e escrita em língua inglesa na educação básica. A fundamentação teórica deste estudo é pautada na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014 apud Fuzer; Cabral, 2014), na Sociossemiótica (Hodge; Kress, 1988) e na Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2021) para subsidiar a análise multimodal. A abordagem metodológica compreendida neste trabalho é qualitativa (Paiva, 2019), por meio da qual são analisados os modos visual e verbal de um corpus composto por 40 memes, resultantes de replicações da imagem criada por Ronchi com o acréscimo de elemento verbal em língua inglesa. Os resultados das análises nos revelam que, sob a ótica da Metafunção Representacional, evidenciamos que cada um dos participantes na imagem vê e percebe a realidade, representada no plano de fundo da imagem, por meio de um viés diferente. A análise sob a perspectiva da Metafunção Interacional revelou a não interação dos participantes na imagem com o leitor, tendo em vista que o vetor que estabelece a interação, direcionado pelo olhar, está voltado para as paisagens. A análise composicional, por sua vez, revelou a inter-relação dos modos visual, em especial o papel das cores, e verbal, na construção do valor da informação, saliência e enquadramento, bem como o papel do elemento verbal na transdução. A análise da Transitividade com foco nos processos, permitiu identificar a maior recorrência de processos mentais e materiais nas representações tragicômicas das experiências, vivenciadas em um período de isolamento durante a pandemia, instanciadas no modo verbal. Consideramos, portanto, que por meio desta pesquisa, foi possível observar a complexidade na composição de um meme e as implicações para sua leitura, compreensão e produção. Buscamos, assim, contribuir para os estudos sobre textos e multimodalidade com vistas a subsidiar a formação inicial e continuada de professores de língua, em especial de professores de língua inglesa, no que diz respeito ao trabalho de ensino de leitura e escrita em língua inglesa na educação básica.