Navegando por Palavras-chave "Simulação realística"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Resultados de um programa de capacitação em doação de órgãos para transplantes por meio da simulação realística: impacto do treinamento nos indicadores do processo de doação de órgãos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Moura, Luciana Carvalho [UNIFESP]; Roza, Bartira de Aguiar [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9255434835123749; http://lattes.cnpq.br/3877988587946407; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O aumento das doações de órgãos e tecidos para transplantes pode ser alcançado por meio da educação especializada nos profissionais envolvidos no processo doação-transplante. O número de doadores de órgãos no Brasil, ainda é insuficiente, sendo que um dos fatores que contribui é o baixo nível de conhecimento dos profissionais da saúde sobre este tema. Dessa forma, visando o aumento do número de doadores, o SNT, por meio de uma parceria público-privada, investiu na capacitação de diversos profissionais no país, por meio de um Programa de Capacitação em Doação de Órgãos para Transplantes. O objetivo, deste estudo foi analisar o impacto deste programa, nos indicadores do processo de doação de órgãos e tecidos, nos locais capacitados. Tal estudo adotou como método, uma análise quantitativa, transversal, retro e prospetiva, realizada no período de 2009 a 2013. Esta pesquisa envolveu dois tipos de unidades de análise: o profissional da área de saúde e hospital, sendo que os principais aspectos avaliados foram: aquisição de conhecimento dos profissionais, nível de reação e os indicadores do processo de doação (nº de notificações de morte encefálica, nº de entrevista familiar, nº de recusa familiar e nº de doação efetiva). Para a análise dos indicadores foram investigados os resultados de 12 meses antes e após o curso. Os resultados foram apresentados descritivamente e por meio de testes estatísticos, para avaliar significância. Como principais resultados encontramos que foram capacitados 2.213 profissionais, sendo a maioria enfermeiros (57%). Quanto à aprendizagem, na avaliação geral, houve melhora de 77,4% dos profissionais. Em 2011, observou-se em média um aumento significativo (p<0,001) de 2,61 (DP=2,29) questões corretas na segunda avaliação. Também se observaram associações entre aumento no conhecimento e formação (p=0,033), curso (p=0,001) e UF (p<0,001). Neste mesmo período, o valor das correlações de Pearson, para a taxa de conversão, foi de 0,87, apontando forte correlação entre a taxa de conversão e número de treinados. Quanto aos indicadores, todos apresentaram aumento médio após o curso. Na análise comparativa dos indicadores, antes e após o treinamento foi possível observar que houve diferença, estatisticamente significante, entre os momentos (pré e pós teste), em relação ao nº de entrevistas e ao nº de recusa familiar (p<0,05). Também foram observadas correlações negativas fortes entre o indicador de entrevistas e a variação média das notas dos profissionais (rS=0,738) e entre o indicador de recusas e a variação média das notas dos profissionais (rS=0,680). Conclusão: há melhora importante na aquisição de conhecimento evidenciando o aprendizado de novos conceitos durante o curso. Pode-se dizer que o curso atinge seu objetivo, pois há indicativos de reflexos nos indicadores do processo de doação, sendo constatado que quanto maior o número de profissionais capacitados, maior é a taxa de conversão nos hospitais e quanto maior a retenção de conhecimento após o curso, menor a taxa de recusa familiar, corroborando a hipótese deste estudo.