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- ItemSomente MetadadadosApresentacao de um novo modelo sintetico para treinamento em neuroendoscopia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Guimaraes Filho, Francisco de Assis Vaz [UNIFESP]Introdução e Objetivos: Para que os procedimentos cirurgicos sejam realizados com a maxima efiCiência, o cirurgiao deve praticar e desenvolver suas habilidades em atividades laboratoriais. Desta forma, ocorre um aumento significativo na seguranca oferecida aos pacientes. Existem inumeros modelos de treinamento disponiveis tais como o cadaverico e o animal, dentre outros. Todavia, questoes tecnicas, financeiras e legais limitam a utilizacao de muitos destes modelos em paises em desenvolvimento. A intencao deste estudo e apresentar e avaliar a qualidade de um novo modelo sintetico de treinamento chamado S.I.M.O.N.T. (Sinus Model Oto-Rhino Neuro Trainer) especialmente designado para a pratica neuroendoscopica. Material e Metodos: O S.I.M.O.N.T. e construido a partir de uma borracha sintetica chamada NEODERMA CIRURGICO® que, combinada a diversos tipos de polimeros, permite a criacao de 36 tipos diferentes de otecidoso. Para avaliar sua qualidade, 37 neurocirurgioes foram envolvidos em praticas simuladas de procedimentos neuroendoscopicos, sendo nove com grande experiencia neuroendoscopica e 28 com pouca experiencia. Questionarios estruturados e metodos objetivos de validacao (precisao, metodo de construcao) foram aplicados. Por fim, o numero de erros cometido pelos neurocirurgioes inexperientes durante os exercicios, forneceu dados que permitiram a formulacao de uma curva de aprendizagem. Resultados: Os nove especialistas envolvidos com a pratica concordaram que o treinamento com o S.I.M.O.N.T. simulou com grande fidelidade diversas situacoes cirurgicas. A precisao do modelo e o seu metodo de construcao foram considerados validos. Todos os neurocirurgioes envolvidos no treinamento, consideraram a pratica confortavel e de facil execucao. Tambem foi afirmado que a pratica com o modelo produziu um ambiente realistico de modo que habilidades cirurgicas manuais e cognitivas puderam ser aprimoradas. Quanto a analise da curva de aprendizagem, foi observado que o numero de erros assinalados reduziu-se de maneira consideravel ao longo do treinamento. Conclusao: O S.I.M.O.N.T. e um modelo de treinamento que foi capaz de simular, com grande fidelidade, situacoes cirurgicas reais. Alem disso, suas caracteristicas o classificam como um instrumento de grande utilidade, capaz de fornecer condicoes adequadas para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades cirurgicas especificas a esta tividade. Deste modo sua utilizacao pode ser encorajada em diversos centros formadores de neurocirurgioes
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contribuições para a produção de lentes de contato personalizadas: simulações computacionais e experimentos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Matos, Luciana de [UNIFESP]; Carvalho, Luis Alberto Vieira de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino da ultrassonografia com a utilização da realidade virtual e da realidade aumentada – revisão sistemática BEME(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Duarte, Márcio Luís; Silva, Maria Stella Peccin da; Iared, Wagner; Oliveira, Acary Souza Bulle; http://lattes.cnpq.br/0900714290963020; http://lattes.cnpq.br/3911841387107665; http://lattes.cnpq.br/0428199048138850; http://lattes.cnpq.br/1842227342641417Introdução: A realidade aumentada é uma experiência imersiva que se baseia em tecnologia facilmente disponível e econômica para aprimorar o processo de aprendizado da ultrassonografia e sua acessibilidade, o que reduz a possibilidade de influenciar negativamente o bem-estar físico ou emocional de um paciente. A realidade virtual por sua vez tem o objetivo de criar uma imersão do usuário em um determinado ambiente, controlado ou não, por meio da privação da percepção do ambiente local com um cenário computadorizado ou previamente capturado por vídeo vivenciando um ambiente como se este realmente existisse. Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática foi a avaliação da eficácia do ensino da ultrassonografia pelas realidades aumentada e virtual comparadas com a metodologia tradicional. Material e Métodos: O estudo utilizou o modelo de revisão sistemática para educação orientado pela Best Evidence Medical Education. Foi realizada uma pesquisa sistemática completa da literatura em outubro de 2021 nos bancos de dados online MEDLINE, EMBASE, Cochrane Library, Tripdatabase, CINHAL e LILACS para publicações originais em todos os idiomas. Foram utilizados os seguintes termos MeSH: Ultrasonography; Virtual Reality; Augmented Reality; Video Games; Computer Simulation; Education, Medical; Teaching; Simulation Training. Todos os estudos elegíveis foram avaliados com o modelo de Kirkpatrick e pelos indicadores de qualidade de Buckley. Resultados: A busca resultou em 7.312 artigos, dos quais 16 apresentaram qualidade metodológica suficiente para sua inclusão – cinco de realidade aumentada e 11 de realidade virtual. Com a análise desses dados, observou-se que o ensino da ultrassonografia utilizando estas tecnologias apresenta boa aprendizagem, pois acelera a curva de aprendizado, aumenta a qualidade das imagens e reduz a lesão de tecido nos procedimentos. Conclusão: As estratégias de ensino que utilizam a realidade aumentada e/ ou realidade virtual resultam em boa aprendizagem por parte dos participantes avaliados e podem ser utilizadas como uma ferramenta complementar no ensino da ultrassonografia, incluindo procedimentos guiados por este método.
- ItemSomente MetadadadosMétodos quantitativos avançados para análise de sobrepeso e obesidade na infância e adolescência a partir de dados antropométricos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Colugnati, Fernando Antonio Basile [UNIFESP]; Taddei, José Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosModelo Virtual Para Ensino e Treinamento de Tonsilectomia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Pontes, Antonio Augusto de Lima [UNIFESP]