Navegando por Palavras-chave "Setor Público"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagem da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes pela rede de instituições públicas que trabalham com menores de 18 anos no município de Embu/SP.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Barbour, Flavia Fusco [UNIFESP]; Bordin, Isabel Altenfelder Santos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O mapeamento de instituicoes da rede publica para verificar os recursos disponiveis em municipios brasileiros, para lidar com casos de violencia intrafamiliar contra criancas/adolescentes, e extremamente necessario para nortear acoes em politicas publicas. Objetivos: Mapear todas as instituicoes do municipio de Embu/SP que trabalham com criancas/adolescentes, a fim de verificar como atuam frente a violencia intrafamiliar contra criancas/adolescentes. Metodos: No periodo de junho/2006 a maio/2007, profissionais treinados entrevistaram coordenadores de todas as instituicoes da rede publica do municipio de Embu/SP que trabalhavam com criancas/adolescentes. Um questionario estruturado, desenvolvido pela equipe de pesquisa, abordou os seguintes topicos: identificacao de casos entre a clientela institucional nos ultimos 12 meses, inoperancia institucional (nao atendem e nem encaminham os casos identificados), existencia ou nao de profissional preferencial para atendimento dos casos (verificando sua profissao), receptividade institucional para receber sensibilizacao ou capacitacao e oferta de capacitacao aos funcionarios nos ultimos cinco anos. Resultados: Em 2006/2007, o municipio contava com 142 instituicoes trabalhando com criancas/adolescentes, estando estas distribuidas nos seguintes setores: Saúde (13,4%), Educacao (64,1%), Justica (0,7%), Social e Cidadania (17,6%), Seguranca (3,5%) e Conselhos de Direito (0,7%). A Saúde apresentou um alto indice de identificacao de casos nos ultimos 12 meses (89,5%), enquanto a Educacao apresentou o menor indice de identificacao (45,0%). Cerca de ¼ do total de instituicoes nao tiveram nenhuma conduta diante dos casos identificados, ou seja, nem atenderam e nem realizaram qualquer encaminhamento. As maiores taxas de existencia de profissional preferencial foram verificadas nos Setores Saúde (47,3%) e Social/Cidadania (44,0%). A taxa de receptividade para sensibilizacao/capacitacao entre as instituicoes que nao dispunham de profissional preferencial foi extremamente alta (≥90,0%) em todos os setores. Considerando todos os setores, os profissionais que apareceram em destaque como preferenciais para lidar com questoes relacionadas a violencia intrafamiliar contra criancas/adolescentes foram o psicologo e o assistente social. Metade de todas as instituicoes recebeu capacitacao nos ultimos cinco anos, com destaque para o Setor Saúde (68,4%). As instituicoes cujas equipes receberam capacitacao/sensibilizacao tiveram o dobro da probabilidade de ter um profissional preferencial para lidar com casos de violencia, na comparacao com as instituicoes que nao capacitaram seus profissionais (OR=2,2; IC 95%: 1,1-4,5; p=0,028). Conclusao: O reconhecimento das vitimas de violencia intrafamiliar entre as criancas e adolescentes atendidos nas diversas instituicoes ainda precisa alcancar niveis mais elevados. Ainda e alta a taxa de inoperancia das instituicoes, na medida em que muitos casos nao recebem o devido atendimento ou encaminhamento. A taxa de receptividade das instituicoes para capacitacao e alta entre aquelas que nao dispoem de profissional preferencial. A capacitacao favorece a existencia de profissional preferencial responsavel pelo atendimento dos casos
- ItemSomente MetadadadosExame médico periódico: adesão e percepções dos servidores de uma universidade pública federal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-08-28) Guimaraes, Mariana Pereira de Souza [UNIFESP]; Alencar, Maria do Carmo Baracho de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: Inquire about the perceptions attributed to this periodic medical examination – (PME) by civil servants of a Federal Public University. The study is descriptive and exploratory, with quantitative and qualitative results. Method: Data collection was done in three stages. In the first, data were collected from the electronic medical record of the Human Resources Division. As inclusion criterion, in this stage, data regarding time of public service, gender and age of the civil servants who had taken, or not, the PME in the period from 01/05/2014 to 30/04/2015, were collected. The study did not include those who were admitted in the Institution in the period of the research, or those who were on health leave for more than 15 and/or more than 90 days. The data were statistically analyzed. In the second stage, individual semi-structured interviews were done. They were based on a script with sixty-minute each, in wich participants were encouraged to discuss PME and its importance for health. There were two lists of participants in this stage: those who did not take the PME (list 1) and those who took it (list 2); the choice of subjects - three teachers, and three Educacional, Administrative Technician - EATs from each list - occurred through random drawing. The interviews were recorded and transcribed for content analysis. In the third stage, individual semi-structured interviews were conducted with the professionals who were supporting the campus PMEs. Results: Stage 1 resulted in a selection of 230 civil servants, comprising 59.60% teachers and 40.40% EATS; age group was between 34 and 43 years old, being predominant the female gender (67.80%) and stricto sensu schooling (68.3%). Of the participants, only 41 completed the proceedings, which was performed by the TAEs category, male gender, lato sensu schooling, and those working in the Institution between one and three years. Result of stage two analysis showed that servers in list 1 didn’t take the PME in the institution because they don’t think the service brings benefits for their health, and the lack of care of the Institution about the civil servant health, etc. Most of participants of list 2 also took the PME outside the Institution, by medical insurance, but also are civil servants who only use the service as an accompaniment to their health. Stage 3 showed that the team also didn’t take the PME, and they don’t feel as an integrated part in the care actions viewing the health of civil servants. Conclusion: PME related communication needs to ameliorate; civil servants expect more from the Institution than just the accomplishment of PME, regarding health actions; and there’s a need to improve campus team integration with worker health sectors the institution.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação e Capacitação da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e sua relação com o modelo de atenção adotado: estudo de caso de Minas Gerais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-03-28) Silva, Vivianne Peixoto da [UNIFESP]; Lacaz, Francisco Antonio de Castro [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Centers for Reference in Worker’s Health (CEREST), considered as pivot axes of the actions defined by the National Network for Health Care Workers (RENAST), since 2002, act as backup technique for the SUS (National Health Service), focusing on actions of promotion, prevention and vigilance in Worker’s Health (ST) within the collective aspect. After ten years of publication of the first ordinance of RENAST, many CEREST still act in an assistencial manner, as the gateway of the network, disregarding the proposed model of attention. Studies indicate that many professionals who make up the technical teams of CEREST, relocated from the care network of public services, have not always presented education and training needs related to the activities in the field of ST (Worker’s Health). In this perspective, this research aims to analyze the relationship between the graduated professional formation and the training/ Permanent Education in ST of the crew from regional CEREST of Araxá in Minas Gerais and the actions undertaken by this, within the model of RENAST The study consisted of a qualitative study in which four methodological tools were used for data collection: 1 - semi - structured interviews with administrative and technical coordinators of the CEREST, 2 - participant observation in areas of implementation of internal and external developed actions, 3 - documentary analysis of portfolios of stock records of the years 2009 and 2010 Work Plan of the biennium: 2010-2011 and the Municipal Health Plan 2010-2013 of the City of Araxá, and 4 - a focus group with professionals in the technical team. The data collected were organized, analyzed and interpreted by content analysis (Bardin, 1988) and systematized in the following thematic categories: 1 - Composition of the technical staff as CEREST graduate training, 2 -Training in Worker’s Health, 3 - Actions taken by the team, and 4 - Points of difficulties for the development of actions.The study found that the professionals who make up the crew of the CEREST Araxá have mostly graduate training in health, without prior knowledge and / or experience in ST. Regarding the training / continuing education after entering the CEREST, it was found that the same occurs fledgling and uneven without contemplating the offer of courses for all members. As for the undertaken actions, there is a greater concentration of care guidelines for pension rights, reference and cross-reference and activities of physical therapy group, in relation to surveillance, which reflects the adopted model of care that often is at the margin of that proposed by RENAST. It could be noticed that despite the efforts of the technical team to develop actions in ST, there are many difficulties, among them are: the weakness of intra-sectorial prioritization in the absence of explicit policy of ST by the city government ; conflicts in relation CEREST-enterprises, the need for a wider multidisciplinary team, as well as ongoing training / education of the whole crew WH. Being a "bottleneck" for the implementation of actions, professional training and capacity building in ST deserve attention and reflection, without letting to consider also other difficulties encountered.
- ItemSomente MetadadadosUtilização de recursos e custos diretos da esquizofrenia para o setor público do estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2000) Carvalho, Raquel Jales Leitao de [UNIFESP]; Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]Introdução: A esquizofrenia e um transtorno psicotico grave que atinge cerca de l por cento da populacao adulta e tem um curso prolongado em 60 por cento dos casos. Estima-se que seja a 261 dentre as doencas de maior impacto global por incapacitacao. Apesar de sua importancia, nao existem estimativas do custo desse transtorno no Brasil. Objetivos: Estimar o custo direto medico-hospitalar da esquizofrenia para o setor publico do Estado de São Paulo, no ano de 1998, caracterizando a distribuicao dos pacientes e a utilizacao de recursos nas diversas modalidades de tratamento. Casuistica e metodos: Utilizaram-se dados da literatura e de institutos governamentais de pesquisa para estimar o numero total de pacientes com esquizofrenia no Estado sob cobertura do Sistema unico de Saúde (SUS) e para construir uma arvore de decisao demonstrando a distribuicao desses pacientes quanto a forma de tratamento (hospitalar, ambulatorial ou ausencia de tratamento) no ano de 1998. Atraves de pesquisa em prontuarios (l3 de pacientes internados em um hospital psiquiatrico, 14 de uma enfermaria de psiquiatria de um hospital geral, 15 de pacientes moradores, 36 de pacientes de um ambulatorio de psiquiatria, 19 de pacientes de um CAPS e 23 de um hospital-dia), documentou-se a utilizacao de recursos por esses pacientes nas diversas modalidades de tratamento. Atribuiram-se, a esses recursos, valores em reais para se calcular o custo direto total medico-hospitalar da esquizofrenia no Estado de São Paulo. Tambem foram utilizadas planilhas de custo fornecidas pelos hospitais e servicos ambulatoriais estudados. Quando nao foi possivel encontrar dados na literatura sobre as probabilidades de determinados eventos, utilizou-se a tecnica de attribution rate, que consistiu em obter de um grupo de vinte psiquiatras, suas impressoes sobre questoes relevantes para o estudo. Resultados: Existem aproximadamente 177.000 pacientes com esquizofrenia no Estado de São Paulo. Cerca de 81,5 por cento (l44.400) estao sob cobertura do SUS e encontram-se assim distribuidos: 3,7 por cento estao em internacoes temporarias, 2,3 por cento estao em internacoes de carater permanente, 23 por cento estao em tratamento ambulatorial e 71 por cento estao sem tratamento regular. O custo direto total da esquizofrenia par? o setor publico, no Estado, no ano de 1998, foi de R$222 milhoes, sendo que 30,5 por cento correspondem a internacoes de carater permanente (moradores),...(au)