Navegando por Palavras-chave "Serviços de assistência farmacêutica"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Classificação de conteúdo textual sobre medicamentos presentes em mídia social(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-13) Viviani, Carolina Moraes [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2841925497526792; http://lattes.cnpq.br/4030620968956332Objetivo: Classificar conteúdo textual sobre medicamentos presentes em mídia social. Método: Foi realizado um estudo de caso na mídia social Twitter. Um dicionário foi elaborado para identificar as mensagens publicadas na mídia social com conteúdo textual sobre medicamentos. O dicionário foi construído com informações extraídas do anuário estatístico de medicamentos para o ano de 2017. As informações que compõem o dicionário estão relacionadas as substâncias mais comercializadas e mais faturadas para o período. As mensagens identificadas pelo dicionário referem 185 dias do ano de 2017, publicadas em território brasileiro e em língua portuguesa brasileira. Para o processamento do texto técnicas de mineração de dados e texto foram aplicadas. As mensagens identificadas foram avaliadas de forma quantitativa e qualitativa. Para a análise quantitativa foi empregada análises exploratórias, contagens e análise termo frequência. Para a análise qualitativa foi empregada uma análise de conteúdo e uma análise de tópicos. Resultados: O dicionário elaborado possui 1.006 termos, do tipo princípios ativos e marcas comerciais. No total 238.217 mensagens sobre medicamentos foram identificadas com o uso do dicionário. A análise exploratória indicou as categorias de medicamentos mais encontradas para o corpus. As categorias de medicamentos com maior número de representantes no corpus foram: medicamentos que atuam no sistema nervoso (1), substâncias de venda sob prescrição e isentos de prescrição. Em seguida medicamentos que atuam no trato alimentar e metabolismo (2), substâncias de venda sob prescrição e isentos de prescrição. Anti-infecciosos de uso sistêmico (3), substâncias de venda sob prescrição. A análise termo frequência indicou os termos do dicionário mais frequentes nas mensagens para esse corpus Dorflex (1), Dipirona (2), Paracetamol (3), Omeprazol (4) e Codeína (5). No total 6.213 mensagens foram classificadas por um profissional farmacêutico. A análise de conteúdo descreveu aspectos da linguagem, intento dos usuários e relações de uso sobre os medicamentos na mídia social. Uma parte das mensagens foi associada a conceitos da assistência farmacêutica brasileira. Mensagens com menções a reações adversas à medicamentos, suspeita de ineficácia, erros de medicação foram encontradas. A análise de tópicos foi realizada para os medicamentos Dorflex, Dipirona, Paracetamol, Omeprazol, Codeína, Sais de ferro e Vacina de Febre Amarela. Na análise de tópicos aspectos comuns e incomuns entre as mensagens agrupadas sobre um mesmo termo foram descritas. Conclusão: O dicionário permitiu identificar mensagens sobre medicamentos na mídia social. A mídia social estudo de caso foi utilizada pelos consumidores como plataforma para relatar eventos com medicamentos. Algumas mensagens foram associadas a eventos de risco como as reações adversas, suspeita de ineficácia e erros de medicação. Outras mensagens caracterizaram novos aspectos do consumo de medicamentos, como questões comportamentais e afetivas. As mídias sociais podem ser utilizadas como nova fonte de dados em saúde. Há inúmeras possibilidades de aplicações para a assistência farmacêutica. Descritores: Medicamento, Rede social, Dicionário, Serviços de Assistência Farmacêutica