Navegando por Palavras-chave "Serviços de Apoio aos Estudantes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Programa de Atenção aos Ingressantes 2019 da Universidade Federal de São Paulo campus Osasco: o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e as ações de apoio pedagógico(BCCL/UNICAMP, 2021) Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; Moreira, Camila Tinti [UNIFESP]; Matta, Alessandra Ramada da [UNIFESP]; Shinkawa, Emilia Tiemi [UNIFESP]; Matsuda, Fernanda Emy [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212Este trabalho apresenta o Programa de Atenção aos Ingressantes, uma intervenção realizada no campus Osasco da Unifesp, cujo objetivo é trabalhar questões de orientação acadêmica, organização do tempo e técnicas de estudos, visando a diminuir reprovações e evasões. Tanto a literatura nacional quanto a internacional apontam que os primeiros anos do ensino superior caracterizam-se como um período de grandes mudanças para estudantes. Os dados relativos a estudantes da Unifesp corroboram essa literatura, sobretudo no que diz respeito ao Coeficiente de Rendimento (CR), que tem se mostrado um bom indicador de evasão: o CR médio de estudantes que evadem está significativamente abaixo da média geral e estudantes com baixo rendimento nos primeiros semestres apresentam maior risco de evasão. Foram realizadas cinco ações em todas as turmas de ingressantes (períodos noturno e integral). Trataremos aqui de duas ações: (1) apresentação dos serviços de apoio aos estudantes da Unifesp e (2) realização de oficinas de organização do tempo e de fichamento. Algumas variáveis ocasionaram diferenças nos resultados obtidos, a saber: atividade realizada com estudantes do período integral e do noturno; atividade realizada no começo ou no fim das aulas; presença ou não de docentes durante a realização da atividade; uso ou não das oficinas como instrumento de avaliação dos(as) estudantes pelos(as) docentes. Por fim, a maioria dos estudantes manifestou não ter hábitos de estudos, bem como desconhecimento de técnicas de leitura e, ainda, interesse em outras atividades de leitura e escrita acadêmica.