Navegando por Palavras-chave "Sensory processing"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Intervenção de estimulação multissensorial baseada nos princípios do Snoezelen para pessoas idosas com demência: estudo piloto(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Pilon, Gabriella Pereira [UNIFESP]; Novelli, Marcia Maria Pires Camargo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0472842252184977; http://lattes.cnpq.br/2105709924590380; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Intervenções de Estimulação Multissensorial (EMS), são ações que estimulam os sentidos como, visão, audição, tato, paladar, olfato, sistema vestibular e proprioceptivo. Além disso, pode ser um recurso importante para a Terapia Ocupacional no cuidado em demência. Não existem estudos brasileiros que avaliam as Intervenções de EMS em idosos com demência vivendo na comunidade. Objetivo: Avaliar os benefícios da EMS baseada nos princípios Snoezelen, na redução dos sintomas comportamentais e psicológicos (SCPD) no cuidado em demência. Materiais e Métodos: A EMS foi realizada em 12 sessões individuais, com 45 min de duração e frequência semanal. A amostra foi de 10 pessoas idosas com demência alocadas em dois grupos: Experimental e Controle. Os benefícios foram avaliados por medidas objetivas através do Inventário Neuropsiquiátrico (INP). Foram realizadas análises descritivas e comparativas considerando o pré e pós-intervenção e o tamanho de efeito. Resultados: Comparando o pré e pós-intervenção através do INP, houve melhora no GE e piora no GC em todas as variáveis: Pontuação total no INP (d Cohen= -1,55), Frequência (d Cohen= -1,12), Intensidade (d Cohen= -1,42), Desgaste do cuidador (d Cohen= - 1,19) e quantidade de comportamentos (d Cohen= -0,55), adotado valor de p≤0,05. Conclusão: A Intervenção de EMS baseada nos princípios de Snoezelen tem efeito positivo na redução da frequência e intensidade dos SCPD nos idosos participantes, como também no nível de desgaste dos cuidadores familiares em relação a esses comportamentos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil das habilidades do processamento sensorial em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-08-12) Shimizu, Vitoria Tiemi [UNIFESP]; Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O TDAH é um transtorno do desenvolvimento caracterizado por um quadro bastante heterogêneo que está associado a distúrbios motores, perceptivos, cognitivos e comportamentais, representando elevado risco de comprometimentos em diversas áreas do funcionamento adaptativo. São poucos os estudos sobre o desenvolvimento sensório-motor no TDAH, sendo ainda mais escassos os estudos específicos sobre a possível relação entre o Processamento Sensorial e os sintomas comportamentais desse transtorno. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil das habilidades do Processamento Sensorial em crianças com TDAH. A amostra clínica foi composta por 37 crianças entre 6 a 11 anos de idade (30 meninos e 7 meninas) com o diagnóstico primário de TDAH, pareada a amostra controle em relação à idade, gênero, tipo de escola/ condição sócio-econômica. O instrumento utilizado foi uma versão traduzida e adaptada do Sensory Profile (Perfil Sensorial) que analisa o processamento e a modulação sensorial, além das respostas comportamentais e emocionais das crianças aos eventos sensoriais da vida diária. Ambos os grupos foram comparados através dos escores brutos das Seções, Fatores e Padrões de Resposta da escala. Para o grupo de TDAH foram ainda comparadas as pontuações entre os subtipos de TDAH e analisado as correlações entre os escores do Perfil Sensorial e as escalas comportamentais. As crianças com TDAH apresentaram prejuízos significativos em relação às crianças do grupo controle no processamento e modulação sensorial, e nas respostas comportamentais e emocionais, verificadas em 11 das 14 Seções, em 6 dos 9 Fatores, além de diferenças em todos os Padrões de Respostas do Perfil Sensorial. Não houve diferença significativa entre os subtipos de TDAH, exceto para o processamento multissensorial. Já entre alguns escores do Perfil Sensorial e os escores das escalas CBCL e EACI-P, houve moderada correlação significativa entre si. Estes resultados indicaram que as crianças com TDAH podem apresentar déficits no Processamento Sensorial, possibilitando o surgimento de respostas inadequadas tanto comportamentais como na aprendizagem, sugerindo que, além de haver correlação entre esses aspectos, o Processamento Sensorial é também uma dimensão a ser considerada e estudada como parte da sintomatologia do TDAH.